Apostila Concurso Prefeitura de Sobral - CE - Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental Inicial - 2016

A Prefeitura Municipal de Sobral / CE abriu o concurso público de 2016 para Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental Inicial (Infantil Bebê ao 5º Ano) e outros cargos,  e a Editora Opção,  que está há mais de 22 anos no mercado, está lançando apostila(s) preparatória(s) nos formatos digital (PDF) e impresso.
 Ver Apostila Concurso Público
As inscrições no concurso de 2016 da Prefeitura Municipal de Sobral / CE para Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental Inicial (Infantil Bebê ao 5º Ano) e outros cargos poderão ser feitas no período de 30/05/2016 a 17/06/2016, na página http://admin.concursos.uvanet.br/.
Mais informações sobre o concurso:
 Cargo:  PROF. DE EDU. INFANTIL E ENSINO FUND. INICIAL (INF. BEBÊ AO 5º ANO)
Inscrições:  de 30/05/2016 a 17/06/2016
Salário:  R$ 1.102,85
Data da Prova:  17/07/2016
Nível:  Superior
Vagas Disponíveis:  137
Organizadora:  Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
Taxa de Inscrição: R$ 50,00
Segue o conteúdo e índice da apostila da Editora Opção para o cargo de Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental Inicial (Infantil Bebê ao 5º Ano) do concurso da Prefeitura Municipal de Sobral / CE:

Língua Portuguesa
Fonemas e grafemas; Relações entre fonemas e grafemas; ..........................1
Vogais: classificação de vogais e semivogais; Encontros vocálicos: ditongo, tritongo e hiato; Encontros
consonantes e dígrafos; ...................................2
Divisão silábica; ......4
Acentuação gráfica; Tonicidade das palavras; ....................5
Estrutura das palavras: morfemas, prefixo e sufixos; Formação de palavras: composição e derivação; ......7
Classes gramaticais; ........................9
A fala e a escrita: diferenças formais e diferenças funcionais; ................. 39
Habilidades de leitura e matrizes de referências; ......................... 40
Tipologia e gênero textual; ...................................................... 41
Matemática
Operações básicas para a construção do conceito de número: conservação de grandezas, classificação
(classe e inclusão de classes), construção de sequencias;...................1
Sistemas de numeração decimal: operações com números naturais, inteiros e racionais, (adição,
subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação); Resolução de problemas envolvendo números naturais, inteiros e fracionais; ...................................4
Divisibilidades: regras de divisibilidade, resolução de problemas e fatoração; ................... 15
Expressões numéricas envolvendo as quatro operações; .......... 19
Máximo divisor comum (MDC) e mínimo múltiplo comum (MMC): processos e resoluções de problemas; ... 20
Unidade de comprimento, área, volume, capacidade, massa, e tempo; ............ 22
Principais figuras geométricas planas: cálculo do perímetro e da área; ........ 25
Principais ângulos; ......................... 29
Reta, segmento de reta e semirreta; .......................... 34
Sólidos geométricos (cubo, prismas, cilindros, pirâmides e cones): identificação de faces, arestas e
vértices, cálculo da superfície e do volume. ................. 38
História
Processo de Colonização do Brasil ................................1
Processo de Independência: Inconfidência Mineira, Conjuração baiana, Revolução de 1817; Confederação
do Equador (Ceará) e Independência .............................. 11
Sedição de Juazeiro; Caldeirão; Oligarquia Acyolina ....................................... 28
República: proclamação, revoluções de 1930 e 1964, redemocratização do Brasil............ 31
A História de Sobral (da Vila à Cidade) ........................ 62
Geografia
A criança e as relações espaciais ....................... 1
As escalas de percepção e análise do espaço geográfico: o bairro, a cidade, o município, e o estado.. 3
A natureza e a sociedade: paisagens naturais e paisagens culturais ............ 12
A cidade e o campo: o modo de vida urbano e o modo de vida rural ............ 16
A crosta terrestre brasileira (formação, conservação, poluição e erosão do solo) ............... 18
Aspectos básicos da flora e da fauna brasileira................ 23
Questões ..................... 28
Ciências
Água (composição, ciclo e importância) ..............1
Ar (propriedades, poluição e importância)............................... 10
Ecologia (conceitos básicos:bioesfera, ecossistemas, habitat, nicho ecológico, população, comunidade e Educação Ambiental) ............................... 12
Conhecimentos Didáticos
Evolução histórica da Didática ...........................1
Conceito de Didática e suas relações com a história da Pedagogia: teorias e tendências pedagógicas ...........5
Resignação da didática nos anos 90: princípios e proposições ................. 24
O professor como investigador na ação didática ...................................... 26
A relação teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem escolar .................. 30
O papel da Didática no Ensino Básico .................... 42
As diferentes abordagens do planejamento de ensino escolar .................... 52
A Didática e a interdisciplinaridade................................ 54
O Ensino e o Desenvolvimento de Competências .................................. 56
Componentes básicos do plano de aula e rotina de sala ............. 57
Concepções da avaliação da aprendizagem escolar: diagnostica, emancipatória, processual, punitiva,
classificatória. .............. 62
Questões ................... 65
Educação Pública Municipal de Sobral
Plano Municipal da Educação (Lei nº 1477 de 24/06/2015; IOM nº 660 de 25/06/2015). ..........1
A Política de Alfabetização como Estratégia para a Elevação do Desempenho Escolar nas Séries iniciais do Ensino Fundamental (Livro: Prêmio Inovação em Gestão Educacional – Experiências Selecionadas/2006;
Capítulo 09/Ministério da Educação/INEP. ...................7
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996). .............8
Vencendo o Desafio da aprendizagem nas Séries Iniciais – E experiência do Sobral Ceará – MEC/INEP (Série Projeto – Boas Práticas, Vol. 1/2005). .................................. 21
Questões ................... 34
Educação Infantil e Alfabetização na Perspectiva da Formação de
Leitores nas Séries Iniciais
Autonomia da criança: significado e importância. .......................1
A brincadeira e o pensamento da criança. .............................3
Evolução da linguagem escrita; O desenvolvimento da leitura e suas funções ...................8
O desenvolvimento da leitura e suas funções ..................... 13
Literatura infantil e o prazer de ler – definições, características e breves históricos...................... 17
A produção de textos: desenvolvimento e avaliação. ...................... 18
A contação de história como estratégia pedagógica na Educação Infantil e ensino Fundamental. .... 34
Jogos, ludicidade e a cultura infantil contemporânea................ 36
Métodos de alfabetização. ........................ 43
Ensino de Matemática e da língua Materna nas séries iniciais: relação entre as duas linguagens. .... 48
Questões ..................................... 57

Conheça também as apostilas da  Editora Solução e Editora Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário