Apostila Concurso Prefeitura de São José do Rio Preto - SP - Professor de Educação Básica I - 2018

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I
A Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto - SP abriu o concurso público de 2018 para Professor De Educação Básica I e outros cargos,  e a Editora Opção,  que está há mais de 25 anos no mercado, está lançando apostila(s) preparatória(s) nos formatos digital (PDF) e impresso. Grátis CD de apoio com testes, dicas e vídeo aula de português e matemática.

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As inscrições no concurso de 2018 da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto - SP para Professor De Educação Básica I e outros cargos poderão ser feitas no período de 02/08/2018 a 30/09/2018, na página https://www.vunesp.com.br/PMRP1801.
Mais informações sobre o concurso:
Cargo:  PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I
Inscrições:  de 02/08/2018 a 30/09/2018
Salário:  R$ 2.399,90
Data da Prova:  14/10/2018
Nível:  Superior
Vagas Disponíveis:  495
Organizadora:  VUNESP
Taxa de Inscrição: R$ 64,50
Segue o conteúdo e índice da apostila da Editora Opção para o cargo de Professor De Educação Básica I do concurso da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto - SP:

VOLUME 1
Língua Portuguesa
Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). .........1
Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. ..........3
Pontuação. ................4
Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. ......................5
Concordância verbal e nominal. ............... 30
Regência verbal e nominal. ............................. 33
Colocação pronominal. ................................ 37
Crase. ................... 38
Raciocínio Lógico
Problemas de raciocínio lógico envolvendo situações do cotidiano e conceitos da Matemática básica. .......1
Tratamento da informação: análise e interpretação de dados fornecidos por meio de gráficos e tabelas na perspectiva da Matemática básica.................................9
Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de raciocínio matemático (que envolva, dentre outros, conjuntos numéricos racionais e reais – operações, propriedades, problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal, conjuntos numéricos complexos, números e grandezas proporcionais, razão e proporção, divisão proporcional, regra de três simples e composta, porcentagem) .. 14
Raciocínio sequencial; orientação espacial e temporal....................... 34
Formação de conceitos; discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas....................... 46
Bibliografia ARROYO, Miguel Gonzáles. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2013. ........1
BARBOSA, Maria Carmem Silveira & HORN, Maria das Graças Souza. Projetos Pedagógicos na educação Infantil. São Paulo: Artmed, 2008. ............................................2
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades, 2002. ......7
CARVALHO, Fabio C. A.; IVANOFF, Gregório Bittar. Tecnologias Que Educam – Ensinar e Aprender Com as Tecnologias de Informação e Comunicação. 1ª ed. Pearson, 2009. ...................9
CHRISPINO, Álvaro & CHRISPINO, Raquel. A mediação do conflito escolar. São Paulo: Biruta, 2011. ...........9
COLL, Cesar. Psicologia da Educação Virtual – Aprender e Ensinar com Tecnologias da Informação e da Comunicação. Artmed, 2010. ...................................................... 10
CUNHA, Susana Rangel Vieira (Org.). As artes no universo infantil. Porto Alegre: Mediação, 2017. .... 12
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros Orais e Escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. .......................... 13
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985. ... 16
FERREIRO, Emilia. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito: seleção de textos de pesquisa. Trad. Rosana Malerba. São Paulo: Cortez,2013. Parte 2, item 3 – A desestabilização das escritas silábicas: alternâncias e desordem com pertinência. Pág. 63 a 76. Parte 2, item 5 – A distinção palavra / nome em crianças de quatro e cinco anos. Pág. 101 a 127. Parte 3, item 9 – Desenvolvimento da escrita e consciência fonológica: uma variável ignorada na pesquisa sobre consciência fonológica. Pág. 191 a 217. ..... 19
FONSECA, Edi. Interações: com olhos de ler – apontamentos sobre a leitura para a prática do professor da educação infantil. São Paulo: Blucher, 2012. ....................... 36
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra; 2009. .... 39
GOLDSCHMIED, Elinor & JACKSON, Sonia. Educação de 0 a 3 anos: o atendimento em creche. Porto Alegre: Artmed, 2006. Capítulo 6 e 8. .............. 50
HOFFMANN. Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001 ............ 60
KLISYS, Adriana. Ciência, arte e jogo: Projetos e atividades lúdicas na Educação Infantil. São Paulo: Editora Peirópolis, 2010. ................... 66
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002. ....... 66
MOANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Editora Moderna, 2013. ........................... 70
MORAN, José Manuel; MOSETTO, Marcos Tarciso & BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas - SP: Papirus, 2000. .............. 74
OLIVEIRA, Zilda Ramos de (Org.). O trabalho do professor na educação infantil. São Paulo: Editora Biruta, 2012. ...................................... 83
ORTIZ, Cisele & CARVALHO, Maria Tereza Venceslau de. Interações: ser professor de bebês – cuidar, educar e brincar, uma única ação. São Paulo: Blucher,2012. ......................... 85
PANIZZA, Mabel et al. Ensinar matemática na Educação Infantil e nas séries iniciais: Análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006. (Capítulo 3). .................... 87
PARRA, Cecilia & SAIZ, Irma (Org.). Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 1996. ................... 90
PIAGET, Jean. Seis estudos de Psicologia. Trad. Maria Alice Magalhães D’Amorin e Paulo Sérgio Lima Silva. 21. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999. Capitulo 1. ...................... 92
SACRISTÀN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a pratica. Editora Penso, 2017. ..... 99
SMOLE, Katia Stocco & DINIZ, Maria Ignes (Org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2007. ............................................101
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998. ..................108
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad, 1999. ..............110
VYGOTSKY. Lev S. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007. ......114
WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Editora Ática, 2003. ..116
ZABALA, Antoni. A prática educativa: Como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. .....................121

VOLUME 2
Documentos Oficiais e Legislação
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 05 de dezembro de 1988. Art. 205 ao 214. ......................1
Lei n.º 8.069/1990. Estatuto da Criança e do Adolescente..........................2
Lei n.º 9.394/1996. LDB – Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. ....... 34
Lei n.º 13.005/2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providencias. ........ 48
Decreto n.º 7.611/2011 – Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. ..................................... 63
Ministério da Educação. Conselhos Escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública.Brasília, 2004. ........................................... 65
Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. ....... 81
Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Educação Infantil e práticas promotoras de igualdade racial. São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT; Instituto Avisa lá – Formação Continuada de Educadores, 2012....................................276
Ministério da Educação. Ensino Fundamental de Nove Anos – Orientações Gerais. Brasília, 2004......290
Ministério da Educação. Marcos Político-Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: Secretaria da Educação Especial, 2010......................295
Ministério da Educação. Práticas cotidianas na educação infantil – Bases para a reflexão sobre as orientações curriculares. Secretaria de Educação Básica e Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Brasília, 2009. .316
Parecer CNE/CP n.º 03/2004 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas......................341
Parecer CNE/CEB n.º 20/2009 – Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil...349
Parecer CNE/CEB n.º 11/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 09 (nove) anos.........................359
Resolução CNE/CEB n.º 4/2009 – Institui Diretrizes Operacionais para Atendimento Educacional
Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. ..............374
Resolução CNE/CEB n.º 5/2009 – Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. .....376
Resolução CNE/CEB n.º 4/2010 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação
Básica................379
Resolução CNE/CEB n.º 7/2010 – Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos..............388
Resolução CNE/CP n.º 1/2004 – Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana..........................395
Resolução CNE/CP n.º 2/2017 – Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica...................397
ONUBR. Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. .403
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, SP. Secretaria Municipal de Educação. Matriz Curricular para a Educação Infantil.São José do Rio Preto, SP, 2010............................418
Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de Orientações Didáticas para a Educação Infantil (3 a 5 anos). São José do Rio Preto, 2016. ..................428
Secretaria Municipal de Educação. Orientações para o trabalho pedagógico na Educação Infantil: a organização de ambientes de aprendizagem de 0 a 2. São José do Rio Preto, 2016. ..........448
Secretaria Municipal de Educação. 1º Manual de Orientações Técnicas Integrando o Cuidar e o Educar na Educação Infantil. São José do Rio Preto, SP, 2017..................................452
Conselho Municipal de Educação. Deliberação n.º 01/2009 – Estabelece diretrizes para a oferta da Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA, Ensino Fundamental e Médio, nas instituições de educação do Sistema Municipal de Ensino de São José do Rio Preto. .........................468
Conselho Municipal de Educação. Indicação n.º 02/2001 – Estabelece diretrizes sobre a construção coletiva da Proposta Pedagógica das Escolas Públicas do Sistema Municipal de Ensino..........469
Lei n.º 8.053/2000 – Dispõe sobre o Sistema Municipal de Ensino e estabelece normas gerais para a sua adequada implantação. ............................473
Lei Complementar n.º 138/2001 – Dispõe sobre o estatuto, plano de carreira, vencimentos e salários do magistério público de São José do Rio Preto e dá outras providencias correlatas...................476
Lei n.º 11.767/2015. Aprova o Plano Municipal de Educação – PME..................486




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