Apostila Concurso Prefeitura de Barretos - SP - Professor de Educação Infantil - 2017

A Prefeitura do Município de Barretos - SP abriu o concurso público de 2016 para Professor de Educação Infantil  e outros cargos,  e a Editora Opção,  que está há mais de 22 anos no mercado, está lançando apostila(s) preparatória(s) nos formatos digital (PDF) e impresso. Grátis CD de apoio com testes, dicas e vídeo aula de português e matemática.

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As inscrições no concurso de 2016 da Prefeitura do Município de Barretos - SP para Professor de Educação Infantil e outros cargos poderão ser feitas no período de 08/11/2017 a 13/12/2017, na página https://www.vunesp.com.br/PMBR1701.
Mais informações sobre o concurso:
Cargo:  PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Inscrições:  de 08/11/2017 a 13/12/2017
Salário:  R$ 2.268,05
Data da Prova:  21/01/2018
Nível:  Superior
Vagas Disponíveis:  117
Organizadora:  VUNESP
Taxa de Inscrição: R$ 100,00
Segue o conteúdo e índice da apostila da Editora Opção para o cargo de Professor de Educação Infantil do concurso da Prefeitura do Município de Barretos - SP:

Língua Portuguesa
Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). ...................1
Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. ............................3
Pontuação. .........4
Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção:
emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. .......................5
Concordância verbal e nominal. ................................................... 31
Regência verbal e nominal. ......................................................... 34
Colocação pronominal. ....................................... 38
Crase. ........................... 39
Matemática
Operações com números reais. ...................................1
Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. .........................................................2
Razão e proporção. ........................................3
Porcentagem. ..................................................................................5
Regra de três simples e composta. ................................................6
Média aritmética simples e ponderada. ...............................................9
Juro simples. ............................................................................................ 10
Equação do 1.º e 2.º graus. .............................................................................. 12
Sistema de equações do 1.º grau. ..................................................................... 14
Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. .................................................... 16
Sistemas de medidas usuais. .............................................................. 18
Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. ............... 21
Resolução de situações-problema. ............................. 29
Conhecimentos Pedagógicos e Legislação
A PRÁTICA EDUCATIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A observação, registro e avaliação formativa; A organização e planejamento do espaço na educação infantil; A pedagogia de projetos didáticos; As relações entre a escola e a família; O comportamento infantil - o desenvolvimento dos afetos e das relações; O compartilhamento da ação educativa; O cuidar e o educar. .................1
OS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A brincadeira e o desenvolvimento da imaginação e da criatividade; A brincadeira na educação infantil nas perspectivas psicossociais, educacionais e lúdicas; Alfabetização; O currículo e a pedagogia da brincadeira; O desenvolvimento da linguagem oral; O desenvolvimento das artes visuais e do movimento. O trabalho com as múltiplas linguagens.................. 45
A FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL DA CRIANÇA: A criança, a natureza e a sociedade; As interações criança/criança como recurso de desenvolvimento: identidade e autonomia; O desenvolvimento humano em processo de construção - Piaget, Vygostky e Wallom. ...................... 80
O DESENVOLVIMENTO DA MOTRICIDADE: A importância da psicomotricidade na educação infantil; A psicomotricidade no desenvolvimento da criança; O lúdico e o desenvolvimento psicomotor. O papel da
educação psicomotora na escola. .....................................107
A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÂO INFANTIL: Ensinar e aprender matemática na educação infantil; Espaço e forma; Grandezas e medidas; Número e sistema de numeração..................................112
Bibliografia ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação Infantil: desenvolvimento, currículo e organização escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004. ............................1
BARBOSA, Ana Mae e CUNHA, Fernanda Pereira da.Abordagem triangular no ensino das artes e cultura visuais. São Paulo: Cortez, 2010..............................1
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Grupo A, 2008. ..6
BASSEDAS, Eulália. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999. ......... 11
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella e FORMAN, George. As cem linguagens da criança. Porto Alegre: Artmed, 2015................................ 11
FERREIRA, Gláucia de Melo (org.). Palavra de professor(a): tateios e reflexões na prática Freinet. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2003. .......................................... 13
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2010................. 17
FONSECA, Lúcia Lima da. O universo na sala de aula: uma experiência em pedagogia de projetos. Porto Alegre: Mediação, 2009. ................................... 20
FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008......... 20
FONSECA, Vítor da.Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores
psicomotores. Rio de Janeiro: Wak, 2012. ..................... 23
FORMOSINHO, Julia Oliveira. Pedagogia da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007...................................................... 24
HOFFMANN, Jussara Maria. Avaliação mediadora, uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2010. ........................................ 26
KISHIMOTO, TizukoMorchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez,
2009.................. 30
LE BOULCH, Jean. Educação psicomotora: a psicomotricidade na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.................. 63
MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e
conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998. ................................................... 65
MEC - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília:
MEC/SEF, 1998. v.3............................................ 69
MEREDIEU, Florence de. O desenho infantil. São Paulo: Cultrix, 2006...............124
MEUR, A. de. Psicomotricidade: educação e reeducação: níveis maternal e infantil. São Paulo: Manole,
1991................125
OLIVEIRA, Zilma Ramos de e outros. O trabalho do professor na educação infantil. São Paulo: Biruta,
2015.......................126
OLIVEIRA, Zilma Ramos. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. ....128
PANIZZA, Mabel e Colaboradores. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e
propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006. .............128
PARO, Vitor Henrique. Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2000. . ........131
PORTILHO, Evelise. Como se aprende? Estratégias, estilos e metacognição. Rio de Janeiro: Wak, 2009. ......131
REGO, Teresa Cristina. Brincar é coisa séria. São Paulo: Fundação Samuel, 1992. ...................132
SILVA, Lucilene. Brincadeiras: para crianças de todo o mundo. São Paulo: UNESCO, 2007. ...............132
SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. .......................................135
SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez e CÂNDIDO, Patrícia. Resolução de problemas: matemática de 0 a 6. Porto Alegre: Artmed, 2003. .........................................................137
TAILLE, Yves de La e outros. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo:
Summus, 1992. ..............................................................137
TEBEROSKY, Ana e CARDOSO, Beatriz (org.). Reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita. Rio de Janeiro: Vozes, 2000. .............................141
WALLON, Henri: Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. São Paulo: Vozes, 1986. ....141
ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998........................144
Legislação BARRETOS. Lei Complementar nº 156, de 14 de julho de 2011, com alterações subsequentes. Disponível em: <http://legislacao.barretos.sp.gov.br/camver/LEICOM/2011/00156.pdf> ...................1
BARRETOS. Lei Complementar nº 300, de 23 de maio de 2016, com alterações subsequentes. Disponível em: http://legislacao.barretos.sp.gov.br/camver/LEICOM/2016/00300.pdf....................................8
BARRETOS. Lei Complementar nº 68, de 03 de julho de 2006, com alterações subsequentes. Disponível em: http://legislacao.barretos.sp.gov.br/camver/LEICOM/2006/00068.pdf........................ 19
BARRETOS. Lei nº 5.319, de 14 de julho de 2016. Disponível em:
http://legislacao.barretos.sp.gov.br/camver/LEIMUN/2016/05319.pdf .................. 39
BARRETOS. Lei Orgânica do Município de Barretos. Disponível em:
https://www.camarabarretos.sp.gov.br/arquivos/lei_organica_do_municipio.pdf ............. 48
Constituição Federal de 1988. Artigos 208 a 214 Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.................... 75
Lei Federal nº 8.069/90. Dispõe sobre o estatuto da criança e do adolescente e dá outras providências. Artigos 1º ao 6º, 15 ao 18-B, 53 ao 59, e 131 ao 137. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm........................................... 77
Lei Federal nº 9.394/96. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm................................... 80
Resolução CNE/CEB nº 5/09 e Parecer CNE/CEB Nº 20/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Infantil. Disponíveis em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2298-rceb005-09&category_slug=dezembro-2009-df&Itemid=30192>http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2097
pceb020-09&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192 ................... 94




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