Apostila Concurso EBSERH - HUJB-UFCG - PB - Assistente Administrativo - 2016

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH - Hospital Universitário Júlio Maria Bandeira de Mello abriu o concurso público de 2016 para Assistente Administrativo e outros cargos,  e a Editora Opção,  que está há mais de 22 anos no mercado, está lançando apostila(s) preparatória(s) nos formatos digital (PDF) e impresso.
 Ver Apostila Concurso Público
As inscrições no concurso de 2016 da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH - Hospital Universitário Júlio Maria Bandeira de Mello para Assistente Administrativo e outros cargos poderão ser feitas no período de 05/09/2016 a 03/11/2016, na página www.institutoaocp.org.br.
Mais informações sobre o concurso:
 Cargo:  ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
Inscrições:  de 05/09/2016 a 03/11/2016
Salário:  R$ 2.104,69
Data da Prova:  04/12/2016
Nível:  Médio
Vagas Disponíveis:  13
Organizadora:  Instituto AOCP
Taxa de Inscrição: R$ 65,00
Segue o conteúdo e índice da apostila da Editora Opção para o cargo de Assistente Administrativo do concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH - Hospital Universitário Júlio Maria Bandeira de Mello:

LÍNGUA PORTUGUESA
1. Interpretação de texto: informações literais e inferências possíveis; ponto de vista do
autor; significação contextual de palavras e expressões; relações entre ideias e recursos
de coesão; figuras de estilo. ............................................................................................... 1
2. Conhecimentos linguísticos: ortografia: emprego das letras, divisão silábica, acentuação
gráfica, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos; classes de palavras: substantivos,
adjetivos, artigos, numerais, pronomes, verbos, advérbios, preposições, conjunções, interjeições:
conceituações, classificações, flexões, emprego, locuções. Sintaxe: estrutura da
oração, estrutura do período, concordância (verbal e nominal); regência (verbal e nominal);
crase, colocação de pronomes; pontuação. .............................................................. 45
RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO:
1. Resolução de problemas envolvendo frações, conjuntos, porcentagens, sequências
(com números, com figuras, de palavras). ‘ ......................................................................... 1
2. Raciocínio lógico-matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica,
argumentos válidos. .................................................................................................... 43
LEGISLAÇÃO APLICADA À EBSERH:
1. Lei Federal no 12.550, de 15 de dezembro de 2011 ..................................................... . 1
2. Decreto no 7.661, de 28 de dezembro de 2011. ............................................................. 2
3. Regimento Interno da EBSERH - 3a revisão. ................................................................. 7
LEGISLAÇÃO APLICADA AO SUS:
1. Evolução histórica da organização do sistema de saúde no Brasil e a construção do
Sistema Único de Saúde (SUS) – princípios, diretrizes e arcabouço legal. ........................ 1
2. Controle social no SUS. .................................................................................................. 6
3.Resolução 453/2012 do Conselho Nacional da Saúde. ................................................... 7
4. Constituição Federal, artigos de 194 a 200. ................................................................. 15
5. Lei Orgânica da Saúde ‐ Lei no 8.080/1990, Lei no 8.142/1990 e Decreto Presidencial
no 7.508, de 28 de junho de 2011. ................................................................................... 18
6. Determinantes sociais da saúde. .................................................................................. 31
7. Sistemas de informação em saúde. ............................................................................... 31
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
1. Qualidade no atendimento ao público. Comunicabilidade, apresentação, atenção, cortesia,
interesse, presteza, eficiência, tolerância, discrição, conduta e objetividade. .............. 1
2. Trabalho em equipe. ....................................................................................................... 6
2.1. Personalidade e relacionamento.
2.2. Eficácia no comportamento interpessoal.
2.3. Fatores positivos do relacionamento.
2.4. Comportamento receptivo e defensivo, empatia e compreensão mútua.
3. Conhecimentos básicos de administração. ..................................................................... 8
3.1. Características das organizações formais: tipos de estrutura organizacional, natureza,
finalidades e critérios de departamentalização.
3.2. Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação.
3.3. Comportamento organizacional: motivação, liderança e desempenho.
4. Patrimônio. .................................................................................................................... 17
4.1. Conceito.
4.2. Componentes.
4.3. Variações e configurações.
5. Hierarquia e autoridade. ............................................................................................... 24
6. Eficiência, eficácia, produtividade e competitividade. ................................................... 24
7. Processo decisório. ....................................................................................................... 25
8. Planejamento administrativo e operacional. ................................................................. 26
9. Divisão do trabalho. ...................................................................................................... 27
10. Controle e avaliação. ................................................................................................. 28
11. Motivação e desempenho. .......................................................................................... 29
12. Liderança. ................................................................................................................... 31
13. Gestão da qualidade. .................................................................................................. 33
14. Técnicas de arquivamento: classificação, organização, arquivos correntes e protocolo.
15. Noções de cidadania. ................................................................................................. 60
16. Noções de uso e conservação de equipamentos de escritório. .................................. 60
17. Compras na Administração Pública. ........................................................................... 62
17.1. Licitações e contratos.
17.2. Princípios básicos da licitação.
17.3. Legislação pertinente. 




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