A Prefeitura do Município de Catanduva /SP abriu o concurso público de 2016 para Recreacionista e outros cargos, e a Editora Opção, que está há mais de 22 anos no mercado, está lançando apostila(s) preparatória(s) nos formatos digital (PDF) e impresso.
As inscrições no concurso de 2016 da Prefeitura do Município de Catanduva /SP para Recreacionista e outros cargos poderão ser feitas no período de 11/07/2016 a 12/08/2016, na página http://www.vunesp.com.br/.
Mais informações sobre o concurso:
Cargo: RECREACIONISTA
Inscrições: de 11/07/2016 a 12/08/2016
Salário: R$ 11,76
Data da Prova: 09/10/2016
Nível: Médio e Superior
Vagas Disponíveis: 58
Organizadora: Vunesp
Taxa de Inscrição: R$ 65,00 a R$ 70,00
Mais informações sobre o concurso:
Cargo: RECREACIONISTA
Inscrições: de 11/07/2016 a 12/08/2016
Salário: R$ 11,76
Data da Prova: 09/10/2016
Nível: Médio e Superior
Vagas Disponíveis: 58
Organizadora: Vunesp
Taxa de Inscrição: R$ 65,00 a R$ 70,00
Segue o conteúdo e índice da apostila da Editora Opção para o cargo de Recreacionista do concurso da Prefeitura do Município de Catanduva /SP :
Língua Portuguesa
Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). ....................... 01
Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. ............................ 09
Pontuação ........................................ 09
Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido queimprimem às relações que estabelecem. Colocação pronominal. ......... 11
Concordância verbal e nominal. ...... 28
Regência verbal e nominal. .............. 29
Crase .............................................. 11
Matemática
Operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. .................. 01
Razão e proporção. ......................... 14
Porcentagem ................................. 17
Média aritmética simples e ponderada. .............. 18
Juros simples .................................. 19
Equação do 1º e 2º graus. Sistema de equações do 1.º grau. ........................... 20
Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. ............... 24
Sistemas de medidas usuais .................. 32
Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. Resolução de situações-problema. .......................... 34
Atualidades:
Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do primeiro semestre de 2016, divulgados na mídia local e/ou nacional .... 01/48
2
Conhecimentos Específicos
A educação pré-escolar: objetivos e importância. Características evolutivas da criança pré-escolar: a criança dos 4 meses aos 6 anos.
Os aspectos do desenvolvimento e suas repercussões no comportamento infantil: a psicomotricidade; desenvolvimento emocional, cognitivo e da linguagem; desenvolvimento social e sexual. Principais comportamentos da criança a serem trabalhados: comportamento motor e verbal; comportamento e atenção social. Atividades expressivas que favorecem o desenvolvimento infantil dos 3 aos 6 anos: a educação artística e suas manifestações; teatro, educação musical e educação física (jogos, brincadeiras e expressões corporais).
Aprendizagem do pré-escolar: linguagem oral e corporal; noções de higiene, segurança e de vida prática; noções de peso; quantidade, tamanho, forma e cor. A família e a criança pré-escolar; interação família-escola; escola-creche. Avaliação das atividades da pré-escola:
observações; registro e planejamento ................................ 01
BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Artigos 5º, 205 a 214, 227 a 229 .......... 95
______. Lei Federal n.º 8.069/90 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Artigos 53 a 59 e 136 a 137 .... 112
______. Lei Federal n.º 9.394/96 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional ....... 138
Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). ....................... 01
Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. ............................ 09
Pontuação ........................................ 09
Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido queimprimem às relações que estabelecem. Colocação pronominal. ......... 11
Concordância verbal e nominal. ...... 28
Regência verbal e nominal. .............. 29
Crase .............................................. 11
Matemática
Operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. .................. 01
Razão e proporção. ......................... 14
Porcentagem ................................. 17
Média aritmética simples e ponderada. .............. 18
Juros simples .................................. 19
Equação do 1º e 2º graus. Sistema de equações do 1.º grau. ........................... 20
Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. ............... 24
Sistemas de medidas usuais .................. 32
Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. Resolução de situações-problema. .......................... 34
Atualidades:
Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do primeiro semestre de 2016, divulgados na mídia local e/ou nacional .... 01/48
2
Conhecimentos Específicos
A educação pré-escolar: objetivos e importância. Características evolutivas da criança pré-escolar: a criança dos 4 meses aos 6 anos.
Os aspectos do desenvolvimento e suas repercussões no comportamento infantil: a psicomotricidade; desenvolvimento emocional, cognitivo e da linguagem; desenvolvimento social e sexual. Principais comportamentos da criança a serem trabalhados: comportamento motor e verbal; comportamento e atenção social. Atividades expressivas que favorecem o desenvolvimento infantil dos 3 aos 6 anos: a educação artística e suas manifestações; teatro, educação musical e educação física (jogos, brincadeiras e expressões corporais).
Aprendizagem do pré-escolar: linguagem oral e corporal; noções de higiene, segurança e de vida prática; noções de peso; quantidade, tamanho, forma e cor. A família e a criança pré-escolar; interação família-escola; escola-creche. Avaliação das atividades da pré-escola:
observações; registro e planejamento ................................ 01
BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Artigos 5º, 205 a 214, 227 a 229 .......... 95
______. Lei Federal n.º 8.069/90 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Artigos 53 a 59 e 136 a 137 .... 112
______. Lei Federal n.º 9.394/96 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional ....... 138
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