Apostila Concurso Unipampa - RS - Assistente em Administração - 2016

A Universidade Federal do Pampa ( Unipampa )  abriu o concurso público de 2016 para Assistente em Administração  e outros cargos,  e a Editora Opção,  que está há mais de 22 anos no mercado, está lançando apostila(s) preparatória(s) nos formatos digital (PDF) e impresso.
 Ver Apostila Concurso Público
As inscrições no concurso de 2016 da Universidade Federal do Pampa ( Unipampa )  para Assistente em Administração  e outros cargos poderão ser feitas no período de 20/05/2016 a 16/06/2016, na página http://www.fundatec.org.br/.
Mais informações sobre o concurso:
 Cargo:  ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
Inscrições:  de 20/05/2016 a 16/06/2016
Salário:  R$ 2.175,17
Data da Prova:  17/07/2016
Nível:  Médio
Vagas Disponíveis:  1
Organizadora:  FUNDATEC
Taxa de Inscrição: R$ 75,00
Segue o conteúdo e índice da apostila da Editora Opção para o cargo de Assistente em Administração  do concurso da Universidade Federal do Pampa ( Unipampa ):

Língua Portuguesa
1. Leitura e compreensão de textos: 1.1 Assunto. 1.2 Estruturação do texto. 1.3 Ideias principais e
secundárias. 1.4 Relação entre as ideias. 1.5 Efeitos de sentido. ..................... 1
1.7 Figuras de linguagem. ............................... 3
1.8 Recursos de argumentação. .................. 7
1.9 Informações implícitas: pressupostos e subentendidos. ................. 9
1.10 Coesão e coerência textuais. ............................ 10
2. Léxico: 2.1 Significação de palavras e expressões no texto. 2.2 Substituição de palavras e de expressões no texto. .................. 14
2.3 Estrutura e formação de palavras........................... 16
3. Aspectos linguísticos: 3.1 Relações morfossintáticas. ....................... 18
3.2 Ortografia: emprego de letras e acentuação gráfica sistema oficial vigente (inclusive o Acordo
Ortográfico vigente, conforme Decreto 7.875/12). ........................... 20
3.3 Relações entre fonemas e grafias. ...................................... 24
3.4 Flexões e emprego de classes gramaticais. ............... 25
3.5 Vozes verbais e sua conversão. .................................................. 61
3.6 Concordância nominal e verbal. ....................... 64
3.7 Regência nominal e verbal (inclusive emprego do acento indicativo de crase). .............. 68
3.8 Coordenação e subordinação: emprego das conjunções, das locuções conjuntivas e dos pronomes
relativos. .................. 75
3.9 Pontuação. .......... 85
Raciocínio Lógico
1. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir
novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura
daquelas relações. Diagramas lógicos. ................... 1
2. Proposições e conectivos: Conceito de proposição, valores lógicos das proposições, proposições
simples, proposições compostas. Operações lógicas sobre proposições: Negação, conjunção, disjunção, disjunção exclusiva, condicional, bicondicional. ................................... 9
3. Construção de tabelas-verdade. Tautologias, contradições e contingências. Implicação lógica,
equivalência lógica, Leis De Morgan. Argumentação e dedução lógica. ............................ 13
4. Sentenças abertas, operações lógicas sobre sentenças abertas. Quantificador universal, quantificador existencial, negação de proposições quantificadas. ............................. 22
5. Argumentos Lógicos Dedutivos; Argumentos Categóricos. ................ 23
Informática
1. Conhecimentos do sistema operacional Microsoft Windows 8 Professional: (1) Área de Trabalho
(Exibir, Classificar, Atualizar, Resolução da tela, Gadgets) e Menu Iniciar (Documentos, Imagens,
Computador, Painel de Controle, Dispositivos e Impressoras, PROGRAMA Padrão, Ajuda e Suporte, Desligar, Todos os PROGRAMA, Pesquisar PROGRAMA e Arquivos e Ponto de Partida): saber trabalhar, exibir, alterar, organizar, classificar, ver as propriedades, identificar, usar e configurar, utilizando menus rápidos ou  suspensos, painéis, listas, caixa de pesquisa, menus, ícones, janelas, teclado e/ou mouse; (2) Propriedades da Barra de Tarefas, do Menu Iniciar e do Gerenciador de Tarefas: saber trabalhar, exibir, alterar, organizar, identificar, usar, fechar PROGRAMA e configurar, utilizando as partes da janela (botões, painéis, listas, caixa de pesquisa, caixas de marcação, menus, ícones e etc.), teclado e/ou mouse; (3) Janelas (navegação no Windows e o trabalho com arquivos, pastas e bibliotecas), Painel de Controle e Lixeira: saber exibir, alterar, organizar, identificar, usar e configurar ambientes, componentes da janela, menus, barras de ferramentas e ícones; usar as funcionalidades das janelas, PROGRAMA e aplicativos utilizando as partes da janela (botões,
painéis, listas, caixa de pesquisa, caixas de marcação, menus, ícones e etc.), teclado e/ou mouse; (4)
Bibliotecas, Arquivos, Pastas, Ícones e Atalhos: realizar ações e operações sobre bibliotecas, arquivos, pastas, ícones e atalhos: localizar, copiar, mover, criar, criar atalhos, criptografar, ocultar, excluir, recortar, colar, renomear, abrir, abrir com, editar, enviar para, propriedades e etc.; e (5) Nomes válidos: identificar e utilizar nomes válidos para bibliotecas, arquivos, pastas, ícones e atalhos. .............. 1
2. Conhecimentos sobre o programa Microsoft Word 2010: (1) Ambiente e Componentes do Programa:
saber identificar, caracterizar, usar, alterar, configurar e personalizar o ambiente, componentes da janela, funcionalidades, menus, ícones, barra de ferramentas, guias, grupos e botões, incluindo número de páginas e palavras, erros de revisão, idioma, modos de exibição do documento e zoom; (2) Documentos: abrir, fechar, criar, excluir, visualizar, formatar, alterar, salvar, configurar documentos, utilizado as barras de ferramentas, menus, ícones, botões, guias e grupos da Faixa de Opções, teclado e/ou mouse; (3) Barra de Ferramentas:
identificar e utilizar os botões e ícones das barras de ferramentas das guias e grupos Início, Inserir, Layout
da Página, referências, Correspondências, Revisão e Exibição, para formatar, personalizar, configurar, alterar e reconhecer a formatação de textos e documentos; (4) Ajuda: saber usar a Ajuda; (5) identificar e saber utilizar todas as funcionalidades do Word. .......................... 11
3. Conhecimentos sobre o programa Microsoft Excel 2010: (1) Ambiente e Componentes do Programa:
saber identificar, caracterizar, usar, alterar, configurar e personalizar o ambiente, componentes da janela, funcionalidades, menus, ícones, barra de ferramentas, guias, grupos e botões; (2) Elementos: definir e identificar célula, planilha e pasta; saber selecionar e reconhecer a seleção de células, planilhas e pastas; (3)
Planilhas e Pastas: abrir, fechar, criar, visualizar, formatar, salvar, alterar, excluir, renomear, personalizar, configurar planilhas e pastas, utilizando as barra de ferramentas, menus, ícones, botões, guias e grupos da Faixa de Opções, teclado e/ou mouse; (4) Barra de Ferramentas: identificar e utilizar os ícones e botões das barras de ferramentas das guias e grupos Início, Inserir, Layout da Página, Fórmulas, Dados, Revisão e Exibição, para formatar, alterar, selecionar células, configurar, reconhecer a formatação de textos e documentos e reconhecer a seleção de células; (5) Fórmulas: saber o significado e resultado de fórmulas; (6)
Ajuda: saber usar a Ajuda; (7) identificar e saber utilizar todas as funcionalidades do Excel. ......... 23
4. Terminologias e conhecimentos práticos sobre LibreOffice Writer última versão, em português: (a)
identificar, caracterizar, utilizar, alterar, configurar e personalizar o ambiente, os componentes da janela, as funcionalidades, os menus, os ícones, a barra de ferramentas e botões, os erros de revisão, o idioma, os modos de exibição do documento e zoom; (b) abrir, fechar, criar, excluir, visualizar, formatar, alterar, salvar, imprimir e configurar documentos utilizados as barras de ferramentas, os menus, os ícones, os botões, as guias, os grupos da Faixa de Opções, utilizando o teclado (atalhos) ou mouse; (c) identificar e utilizar os botões e ícones das barras de ferramentas para formatar, personalizar, configurar, alterar e reconhecer a formatação de textos e documentos; (d) identificar e saber utilizar todas as funcionalidades do LibreOffice Writer. ................. 39
5. Terminologias e conhecimentos práticos sobre LibreOfficeCalc última versão, em português: (a)
identificar, caracterizar, utilizar, alterar, configurar e personalizar o ambiente, os componentes da janela, as funcionalidades, os menus, os ícones, a barra de ferramentas e botões, os erros de revisão, o idioma, os modos de exibição do documento e zoom; (b) definir, identificar, alterar células, planilhas, e pastas; (c) abrir, fechar, criar, visualizar, formatar, salvar, alterar, excluir, renomear, personalizar, configurar planilhas e pastas, utilizando a barra de ferramentas, os menus, os ícones, os botões, utilizando o teclado (atalhos) ou mouse; (d) selecionar e reconhecer a seleção de células, planilhas e pastas; (e) identificar e utilizar os ícones das barras de ferramentas, para formatar, alterar, selecionar, configurar, células selecionadas; (f) identificar, caracterizar, utilizar, alterar, configurar e personalizar fórmulas; (g) utilizar a Ajuda; (d) identificar e saber utilizar todas as funcionalidades do LibreOfficeCalc. .............. 48
6. Internet Explorer 11: (1) Ambiente e Componentes do Programa: identificar o ambiente, características e componentes da janela principal do Internet Explorer; (2) Barra de Ferramentas: identificar e usar as funcionalidades da barra de ferramentas, de status e do Explorer; (3) Menus: identificar e usar as funcionalidades dos menus Arquivo, Editar, Exibir, Favoritos, Ferramentas e Ajuda; (4) Funcionalidades:
identificar e usar as funcionalidades das barras de Menus, Favoritos, Botões do Modo de Exibição de
Compatibilidade, Barra de Comandos, Barra de Status; e (5) Bloqueio e Personalização: saber bloquear a barra de ferramentas e identificar, alterar e usar a opção Personalizar. ......... 59
7. Conhecimentos sobre o programa Microsoft Outlook 2008 e versões superiores: (1) Ambiente e
Componentes do Programa: identificar o ambiente, características e componentes da janela principal; (2)
Funcionalidades: identificar e saber usar as funcionalidades das barras de Menus (Arquivo, Editar, Exibir, Ir, Ferramentas, Ações e Ajuda), Ferramentas e Modos de Exibição, do MS Outlook; e (3) Trabalhando com EMails:
identificar e saber abrir, fechar, criar, alterar, visualizar, formatar, salvar, excluir, renomear, enviar e
receber e-mail, utilizando funcionalidades da barra de ferramentas, menus, ícones, botões, teclado e/ou mouse. ..................... 67
Noções de Administração Pública
1. Constituição Federal, artigos 37 e 38 e 39 a 41. ..................... 1
2. Processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal – Lei nº 9.784, de 29/01/1999. ................... 11
3. Licitações e contratos na Administração Pública – Lei nº 8.666, de 21/06/1993. .................. 20
Legislação
1. Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União - Lei nº 8.112, de 11/12/1990, com suas
alterações: provimento e vacância de cargos, nomeação, posse, exercício, estágio probatório e estabilidade;
direitos e vantagens; férias, licenças e afastamentos; deveres, proibições e penalidades; processo
administrativo disciplinar; ........................... 1
2. Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação - Lei 11.091 de 12/01/2005...... 33
3. Ética profissional do servidor público civil do Poder Executivo Federal – Decreto nº 1.171, de
22/06/1994. ........................ 39
Conhecimentos Específicos
Atos Administrativos; ............................... 1
Licitações: Definições, Compras, Modalidades, Tipos, Limites, Dispensa, Inexigibilidade, Fases e Processo
Licitatório; ................... 9
Contratos Administrativos; ...................... 25
Redação Oficial; ................................... 42
Correspondência Oficial; ...................... 75
Digitação Qualitativa, ................................ 91
Abreviações e Formas de Tratamento; ................................. 93
Expressões e Vocábulos Latinos de Uso Frequente nas Comunicações Administrativas Oficiais;
Documentos e Modelos; .............................. 97
Comunicação Escrita e Oral; ........................ 97
Envelope e Endereçamento Postal;.......................... 99
Documentação e Arquivo: Pesquisa, Documentação, Arquivo, Sistema e Métodos de Arquivamento e
Normas para Arquivo; Terminologia Arquivista .............................................................................................dministração de Materiais;................. 120
Programação de Materiais; Gerência de Materiais; .................... 131
Estoques: Administração e Controle; ............... 133
Suprimentos; Armazenamento e Movimentação de Materiais; Manuseio de Materiais; ............ 137
Inventário; ............ 143
Administração do Patrimônio; LogísticaOperacional;......... 147
Técnicas Secretariais: Organizar e Secretariar Reuniões; ............................... 152
Qualidade na Prestação de Serviços e no Atendimento Presencial, Virtual e Telefônico; Postura de
Atendimento; Atendimento ao Público; ............... 156
Estatuto do Servidor Público Federal; ................... 173
Contabilidade Pública; ............... 173
 Da Organização, Estrutura e Funcionamento da UNIPAMPA. .............. 178




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