Apostila Concurso SME Rio - RJ - Professor de Inglês - 2016

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro - SME/Rio abriu o concurso público de 2016 para Professor de Ensino Fundamental - Inglês e outros cargos,  e a Editora Opção,  que está há mais de 22 anos no mercado, está lançando apostila(s) preparatória(s) nos formatos digital (PDF) e impresso.
 Ver Apostila Concurso Público
As inscrições no concurso de 2016 da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro - SME/Rio para Professor de Ensino Fundamental - Inglês e outros cargos poderão ser feitas no período de 17/11/2016 a 08/12/2016, na página http://www.rio.rj.gov.br/web/portaldeconcursos/exibeconteudo?id=6540475.
Mais informações sobre o concurso:
 Cargo:  PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL - INGLÊS
Inscrições:  de 17/11/2016 a 08/12/2016
Salário:  R$ 5.281,42
Data da Prova:  15/01/2017
Nível:  Superior
Vagas Disponíveis:  100
Organizadora:  Rio Prefeitura
Taxa de Inscrição: R$ 100,00
Segue o conteúdo e índice da apostila da Editora Opção para o cargo de Professor de Ensino Fundamental - Inglês do concurso da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro - SME/Rio:

Língua Portuguesa
1. Compreensão de textos contemporâneo. 1.1 Características do texto – identificação de intencionalidades e de aspectos relativos ao gênero e ao tipo (descrição, da narração, da dissertação e da injunção). 1.2
Apreensão de informações explícitas e implícitas. 1.3 Reconhecimento do significado de vocábulos e
expressões no contexto. ...................... 1
2. Sistema ortográfico da língua portuguesa. 2.1 Acentuação gráfica. 2.2 Emprego de letras. 2.3 Emprego do hífen. .......................... 11
3. Atribuição de significado ao uso de diferentes recursos gramaticais e expressivos no texto (níveis
fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo) 3.1 Estrutura e formação de palavras (significado e sentido de morfemas). 3.2 Função das diversas classes de palavras na construção de sentido do texto escrito. 3.3 Flexão verbal – valor semântico de tempos e modos. 3.4 Conotação/denotação – emprego de figuras de linguagem. 4. A frase e sua constituição. 4.1 Termos essenciais e integrantes da oração. ........... 17
5. Flexão verbal. 5.1 Valor semântico de vozes, tempos e modos verbais. 5.2 Correlação entre tempos
verbais na construção do período. 5.3. Concordância. 6. Flexão de número e gênero – concordância
nominal. ..................... 39
7. Regência nominal e verbal. 7.1 Ocorrência de crase. .............................. 42
8. Relações de sentido entre orações e segmentos de texto. 8.1 Construção do período. 8.2 Coordenação e subordinação. 8.3 Valor semântico de conectores que conferem coerência e coesão ao texto. ................... 46
9. Emprego e função dos sinais de pontuação. ................... 49
10. Redação oficial/ variação linguística. 10.1 Reescrita de frases 10.2 Uso da língua padrão e adequação da linguagem às diferentes situações de comunicação. 10.3 Construção do texto formal escrito: correção, clareza, precisão e adequação. ....................... 50
Conhecimentos Específicos
1. Métodos e abordagens de ensino da língua inglesa e sua relação com os Parâmetros Curriculares
Nacionais – língua estrangeira. .................................... 1
2. Compreensão de textos: estratégias de leitura; conceito de gênero textual e de tipo de texto; leitura e gêneros textuais; identificação dos mecanismos que conferem coesão e coerência ao texto; relação textocontexto. ..................... 8
3. Léxicogramática: verbos: tempo, modo e voz; auxiliares modais; ‘phrasal verbs’; substantivos, pronomes, artigos, adjetivos, possessivos e numerais. Advérbios e preposições expressando tempo, modo e lugar; conjunções, subordinação e coordenação. ....................... 14
4. Discurso: discurso direto, relatado, direto livre e relatado livre e sua função comunicativa no texto. .... 47
5. Inglês escrito e falado. ..................... 48
6. O uso de novas tecnologias na escola. ................................... 49
Fundamentos Teórico-Metodológicos e Político-Filosóficos
da Educação FUNDAMENTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: 1. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira - Lei 9.394/96. 2. Diretrizes Curriculares Nacionais: Parecer 04 CNE/SEB/98 e Resoluções 02 CNE/SEB/98 e 01 CNE/SEB/06........ 1
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO: 1. Perspectiva Histórica da Educação. 2. Aspectos filosóficos e sociológicos da Educação. 3. Aspectos psicológicos do desenvolvimento humano e teorias da aprendizagem. 4. Teorias de Currículo, na perspectiva pós-crítica de currículo. 5. Concepções de aprendizagem na perspectiva histórico-cultural. ......................... 20
INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: 1. Projeto Político Pedagógico. 2. Planejamento. 3. Avaliação: função, objetivos e modalidades. 4. Projeto didático. 5. Metodologias de Ensino. ....................... 56
LETRAMENTO COMO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA PRESENTE EM TODAS AS ÁREAS DE ENSINO: 1. Conceitos de letramento. 2. O ensino de Língua Estrangeira e a formação de leitores. 70
Questões ............................... 76 




Conheça também as apostilas da  Editora Solução e Editora Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário