Apostila Concurso UFPA - PA - Assistente em Administração - 2018

A Universidade Federal do Pará – UFPA abriu o concurso público de 2018 para Assistente em Administração e outros cargos,  e a Editora Opção,  que está há mais de 25 anos no mercado, está lançando apostila(s) preparatória(s) nos formatos digital (PDF) e impresso. Grátis CD de apoio com testes, dicas e vídeo aula de português e matemática.

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As inscrições no concurso de 2018 da Universidade Federal do Pará – UFPA para Assistente em Administração e outros cargos poderão ser feitas no período de 09/04/2018 a 04/05/2018, na página http://www.ceps.ufpa.br/index.php/concursos/ufpa/tae-ufpa-2018.
Mais informações sobre o concurso:
Cargo:  ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
Inscrições:  de 09/04/2018 a 04/05/2018
Salário:  R$ 2.446,96
Data da Prova:  10/06/2018
Nível:  Médio
Vagas Disponíveis:  10
Organizadora:  CEPS
Taxa de Inscrição: R$ 80,00
Segue o conteúdo e índice da apostila da Editora Opção para o cargo de Assistente em Administração do concurso da Universidade Federal do Pará – UFPA:

Língua Portuguesa
1. Conteúdo do texto: compreensão e interpretação. ..............................................1
2. Recursos que estabelecem a coesão no texto. ...............3
3. Relações semântico-discursivas (causa, condição, concessão, conclusão, explicação, inclusão, exclusão,
oposição, etc.) entre ideias no texto e os recursos linguísticos usados em função dessas relações. .........5
4. Níveis de linguagem (emprego adequado de itens lexicais, considerando os diferentes níveis de linguagem;
sintaxe de regência nominal e verbal, de concordância nominal e verbal, de colocação pronominal, segundo a norma culta). ........................6
5. Linguagem denotativa e conotativa. .................. 16
6. Fenômenos semânticos: sinonímia, homonímia, antonímia, ambiguidade. ......................... 17
7. Ordem das palavras nas orações: mudança de sentido ocasionada pela inversão; ordem das orações no
enunciado: efeito de sentido (realce) ocasionado pela inversão. .................................... 20
8. Discurso direto e indireto. ................................. 31
9. Escrita do texto: ortografia, acentuação gráfica, assinalamento da crase, pontuação. ..................... 33
Legislação
1. Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civil da União, das Autarquias e das Fundações Públicas
Federais (Lei 8.112/90 e suas alterações): Título II - Do Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e
Substituição; Título III - Dos Direitos e Vantagens; Título IV - Do Regime Disciplinar; Título V - Do Processo Administrativo Disciplinar. .......................................1
2. Código da Ética Profissional do Servidor Público Civil Federal (Decreto 1.171 de 22/06/1994). ........ 20
3. Lei 11.091, de 12/01/2005. ..................................... 26
4. Decreto 5.707, de 23/02/2006............................. 31
5. Decreto 5.825, de 29/06/2006......................................................... 33
6. Decreto 9.094, de 17/07/2017.................................. 36
Conhecimentos Específicos
1. Atendimento ao Cidadão: 1.1 Visão Sistêmica do Atendimento. 1.2 Eficiência, eficácia e efetividade no
atendimento. ........................................1
1.3. Ética no Serviço Público Federal. ..........................................3
1.4 Decreto nº 6.029/2007 - Institui o Sistema de Gestão da Ética no Poder Executivo Federal....................... 10
1.5 O papel do servidor no contexto da Administração Pública Federal. 1.6 Direitos do Cidadão e Deveres do servidor público federal............................................................... 14
1.7 Decreto nº 9.094/2017 - Dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos. ................ 18
1.8 Lei nº 12.527/2011 - Lei de Acesso à Informação. ............................. 20
2. Comunicação Interpessoal: 2.1 Comunicação formal e informal. 2.2 Relações interpessoais nas organizações. 2.3 Trabalho em equipe................................................... 27
3. Gestão de Documentos e Procedimentos de Protocolo: 3.1 Noções de Arquivo. 3.2 Características da Gestão Documental. .............................. 39
3.3 Protocolo. ........................................... 43
3.4 Classificação e análise documental........................................... 46
3.5 Avaliação de documentos.................................................. 49
3.6 Ciclo de vida dos documentos. .................................. 51
3.7 Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados (Lei nº 8.159/1991). ....................... 55
4. Noções de Organização, Sistemas e Métodos.................................. 57
4.1 Elaboração de fluxogramas, organogramas e cronogramas. ................................. 60
5. Gestão de Pessoas: 5.1 Conceito de Gestão Estratégica de Pessoas. ....................... 65
5.2 Gestão por Competências. ............. 72
5.3 Decreto nº 5.707/2006 - Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal...................................... 81
5.4 Recrutamento e seleção de pessoas. ............................... 84
5.5 Gestão da Capacitação: diagnóstico das necessidades de capacitação, planejamento, execução e
avaliação. .............................. 88
5.6 Gestão de Desempenho............................................... 93
5.7 Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (Lei nº 11.091/2005)...................... 99
5.8 Política Nacional de Atenção a Saúde do Servidor na Administração Pública Federal (Decreto nº
6833/2009).............103
5.9 Seguridade Social do Servidor Público (Lei nº 8.112/90 e Lei nº 12.618/2012). ....................104
5.10 Clima organizacional e gestão de conflitos. ................116
6. Administração de Recursos Materiais e Patrimônio com foco no Desenvolvimento Sustentável: 6.1. Noções de Administração de Recursos Materiais................................................................121
6.2 Classificação de materiais. 6.3 Atributos para classificação de materiais. 6.4 Tipos de classificação.....126
6.5 Gestão de estoques. ....................................................................................136
6.6 Compras no setor público. 6.7 Modalidades de compra. 6.8 Licitações e contratos da Administração Pública (Lei nº 8.666/93).............142
6.9 Decreto n° 7.746/2012 (Estabelece as diretrizes para o desenvolvimento sustentável nas contratações na administração pública federal)................................178
6.10 Gestão Patrimonial. 6.11 Tombamento de bens. 6.12 Controle de bens. Inventário. 6.13 Alienação de bens. 6.14 Alterações e baixa de bens...........................................180
7. Administração de Orçamento e Finanças: 7.1 Noções de Orçamento Público. 7.2 Princípios e diretrizes
orçamentárias. 7.3 Processo orçamentário. 7.4 Métodos, técnicas e instrumentos do orçamento público. ..191
7.5 Lei nº 4.320/1964............................................211
7.6 Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n.º 101/2000).........................220
7.7 Receita pública: categorias, fontes, estágios, dívida ativa. 7.8 Despesa pública: categorias. .....236
7.9 Suprimento de fundos................................................................245
7.10 Restos a pagar. 7.11 Despesas de exercícios anteriores.............................................248
7.12 A conta única do tesouro...........................................249
8. Elaboração e Gerenciamento de Projetos: 8.1 Projetos. 8.2 Conceito, natureza, característica. 8.3 Elaboração de projetos, tipos de elaboração e fases. 8.4 Gerenciamento de projetos: implantação, controle e avaliação. ..........256
9. Planejamento Organizacional: 9.1 Planejamento Estratégico, Tático e Operacional nas Organizações
Públicas. ...........263
9.2 A Missão, Visão e Valores. 9.3 Análise Estratégica do Ambiente Interno e Externo. .........269
9.4 Decreto nº 9.235/2017 - Instruções para Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional.......274
10. Gestão de Processos: 10.1 Mapeamento, Análise e Melhoria de Processos. 10.2 Ciclo PDCA..........285
11. Gestão de Riscos no setor público: 11.1 Identificação, avaliação e tratamento de riscos................296
11.2 Instrução Normativa Conjunta MP/CGU nº 01/2016 - Dispõe sobre controles internos, gestão de riscos e governança no âmbito do Poder Executivo Federal.......................................300




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