Apostila Concurso SEDUCE - GO - Professor - 2018

O Governo do Estado de Goiás - Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte – SEDUCE GO abriu o concurso público de 2018 para Professor (Comum a Todos) e outros cargos,  e a Editora Opção,  que está há mais de 25 anos no mercado, está lançando apostila(s) preparatória(s) nos formatos digital (PDF) e impresso. Grátis CD de apoio com testes, dicas e vídeo aula de português e matemática.

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As inscrições no concurso de 2018 do Governo do Estado de Goiás - Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte – SEDUCE GO para Professor (Comum a Todos) e outros cargos poderão ser feitas no período de 27/04/2018 a 06/06/2018, na página http://www.quadrix.org.br/todos-os-concursos/inscricoes-abertas/seducego.aspx.
Mais informações sobre o concurso:
Cargo:  PROFESSOR (COMUM A TODOS)
Inscrições:  de 27/04/2018 a 06/06/2018
Salário:  de R$ 1.563,17 à R$ 3.126,35
Data da Prova:  24/06/2018
Nível:  Superior
Vagas Disponíveis:  900
Organizadora:  Instituto Quadrix
Taxa de Inscrição: R$ 70,00
Segue o conteúdo e índice da apostila da Editora Opção para o cargo de Professor (Comum a Todos) do concurso do Governo do Estado de Goiás - Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte – SEDUCE GO:

Língua Portuguesa
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. .....................................1
2 Domínio da ortografia oficial. .............................2
3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. .........................6
4 Domínio da estrutura morfossintática do período. 4.1 Emprego das classes de palavras. 4.2 Relações de
coordenação entre orações e entre termos da oração. 4.3 Relações de subordinação entre orações e entre
termos da oração. ..................................................................................... 14
4.4 Emprego dos sinais de pontuação. ..................................... 45
4.5 Concordância verbal e nominal. ............................................................... 46
4.6 Regência verbal e nominal. .................................................... 49
4.7 Emprego do sinal indicativo de crase. ..................................... 52
4.8 Colocação dos pronomes átonos. ................................................... 54
5 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 5.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e
repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 5.2 Emprego de tempos e modos
verbais. ............... 55
6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. .......................................... 61
7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero. ............................. 69
Realidade Étnica, Social, Histórica, Geográfica, Cultural,
Política e Econômica do Estado de Goiás e do Brasil
1 Formação econômica de Goiás: a mineração no século XVIII, a agropecuária nos séculos XIX e XX, a estrada de ferro e a modernização da economia goiana, as transformações econômicas com a construção de Goiânia e Brasília, industrialização, infraestrutura e planejamento...............................1
2 Modernização da agricultura e urbanização do território goiano. .................................3
3 A população goiana: povoamento, movimentos migratórios e densidade demográfica.....................8
4 Economia goiana: industrialização e infraestrutura de transportes e comunicação..................... 11
5 As regiões goianas e as desigualdades regionais......................................... 15
6 Aspectos físicos do território goiano: vegetação, hidrografia, clima e relevo................. 18
7 Aspectos da história política de Goiás: a independência em Goiás, o Coronelismo na República Velha, as
oligarquias, a Revolução de 1930, a administração política de 1930 até os dias atuais................ 21
8 Aspectos da História Social de Goiás: o povoamento branco, os grupos indígenas, a escravidão e cultura
negra, os movimentos sociais no campo e a cultura popular. ........................ 23
9 Atualidades econômicas, políticas e sociais do Brasil, especialmente do Estado de Goiás. ........ 29
Bases Legais e Temas da Educação Nacional
1 Constituição Federal, Capítulo III Da Educação, da Cultura e do Desporto, Seção I Da Educação........1
2 Lei nº 9.394/1996 (Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional) .............3
3 Políticas Públicas para a Educação Básica.............................................................. 19
4 Plano Nacional de Educação (PNE 2014‐2024) .................................................... 26
5 Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica...................... 41
6 Currículo em Movimento da Educação Básica - Pressupostos Teóricos.............. 69
Ética
1 Ética e moral.................................................1
2 Ética, princípios e valores..........................................................3
3 Ética e democracia: exercício da cidadania. ..................................5
4 Ética e função pública............................6
5 Ética no Setor Público................................................7
Temas Educacionais e Pedagógicos
1 Planejamento e organização do trabalho pedagógico. 1.1 Processo de planejamento: concepção, importância, dimensões e níveis. 1.2 Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação. 1.3 Planejamento escolar: planos da escola, do ensino e da aula...............................................1
2 Currículo: do proposto à prática .....................................................................9
3 Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação.................................... 21
4 Educação a Distância........................ 28
5 Educação para a Diversidade, Cidadania e Educação em e para os Direitos Humano............. 38
6 Educação Integral ......................................................... 42
7 Educação do Campo................... 52
8 Educação Ambiental................................ 64
9 Fundamentos legais da Educação Especial/Inclusiva e o Papel do Professor ............. 66
10 Educação/sociedade e prática escolar.......................................... 71
11 Tendências pedagógicas na prática escolar................................... 87
12 Didática e prática histórico‐cultural. 13 A didática na formação do professor....................... 97
14 Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas ........111
15 Coordenação Pedagógica. 15.1 Coordenação Pedagógica como espaço de formação continuada ..112
16 Processo ensino‐aprendizagem................................................122
17 Relação professor/aluno...........................129
18 Compromisso social e ético do professor....................................132
19 Componentes do processo de ensino: objetivos; conteúdos; métodos; estratégias pedagógicas e meios137
20 Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade do conhecimento..............143
21 Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas .......................147
22 O papel político pedagógico e organicidade do ensinar, aprender e pesquisar. 22.1 Função histórico‐cultural da escola. 22.2 Escola: comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural...................156
23 Projeto político‐pedagógico da escola: concepção, princípios e eixos norteadores.................173




Conheça também as apostilas da  Editora Solução e Editora Nova.

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