Apostila Concurso Prefeitura de Cascavel - PR - Professor - 2016

A Prefeitura de Cascavel / PR abriu o concurso público de 2016 para Professor e outros cargos,  e a Editora Opção,  que está há mais de 22 anos no mercado, está lançando apostila(s) preparatória(s) nos formatos digital (PDF) e impresso.
 Ver Apostila Concurso Público
As inscrições no concurso de 2016 da Prefeitura de Cascavel / PR para Professor e outros cargos poderão ser feitas no período de 17/03/2016 a 31/03/2016, na página http://www.consulplan.net/.
Mais informações sobre o concurso:
 Cargo:  PROFESSOR
Inscrições:  de 17/03/2016 a 31/03/2016
Salário:  de R$ 1.197,93 à R$ 1.594,45
Data da Prova:  22/05/2016
Nível:  Superior
Vagas Disponíveis:  100
Organizadora:  Consulplan
Taxa de Inscrição: R$ 40,00
Segue o conteúdo e índice da apostila da Editora Opção para o cargo de Professor do concurso da Prefeitura de Cascavel / PR:

VOLUME 1
Língua Portuguesa
Compreensão e interpretação de textos; .......................1
Coesão e coerência; ............................3
Unidade temática e progressão temática; ......................8
Gênero discursivo; .............. 11
Pontuação; ...................... 13
Concordância verbal e nominal; .......................... 15
Regência verbal e nominal; ...................... 21
Princípios da textualidade: situacionalidade, intencionalidade, intertextualidade e informatividade. 26
Alfabetização e língua portuguesa: função cognitiva e social da leitura;função cognitiva e social da
escrita;.................................... 26
Relação grafema/fonema; ................ 34
Relações arbitrárias, biunívocas e cruzadas; ............. 37
Categorização gráfica e funcional; .......................... 38
Linguagem verbal e não-verbal. .............................. 41
Matemática
Sistema de Numeração Decimal: Valor Posicional (Composição e Decomposição)..............1
Resolução de Problemas: Adição, subtração, multiplicação e divisão............................4
Números Racionais: Adição e subtração de frações homogêneas e heterogêneas..........8
Relação do Sistema de Numeração Decimal com medidas de valor, capacidade, comprimento, massa,
superfície e volume................. 12
Números Decimais. ..................................... 15
Classificação dos sólidos geométricos (poliedros e corpos redondos) e figuras planas (polígonos). ...15
Semelhanças e diferenças entre sólidos geométricos e figuras planas. ............... 25
Ângulos: reto, agudo e obtuso................................................. 25
Interpretação de dados e informações contidas em tabelas e gráficos, quadros e imagens. ........... 29
Probabilidade........ 34
História
Concepção da Disciplina de História e do ensino de História para os Anos Iniciais, ......................................1
Objetivos da disciplina de História, conforme propõem o Currículo da Rede Pública Municipal de Ensino
de Cascavel; ..................4
Eixos Estruturantes da disciplina de História; ................................6
Atualidades; ........................... 16
A História do Estado do Paraná e suas relações; A História do Município de Cascavel e suas relações. 130
Geografia
Concepção da disciplina de Geografia para os Anos Iniciais; ........1
Objetivos da disciplina de Geografia; ........... 10
Eixos Estruturantes da disciplina de geografia; ........ 16
Atualidades; ..................... 23
A Geografia do Estado do Paraná e suas relações; ........ 23
A Geografia do Município de Cascavel e suas relações; ............... 32
A natureza do espaço; Paisagens, lugares e espaços; Globalização; ............. 35
O ensino da Geografia; ......................... 39
Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação,
tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, problemas ambientais. ......... 40
Interação entre o clima, a vegetação, o relevo, a hidrografia e o solo no espaço natural brasileiro, do Paraná
e de Cascavel; espaço ocupado pelo Estado do Paraná e suas relações; O espaço ocupado pelo Município de
Cascavel e suas relações. ..............154

VOLUME 2
Ciências
Conceito da disciplina de Ciências para os Anos Iniciais; ..........................1
Noções sobre o universo: ..............................1
História da Ciência: conhecimentos gerais acerca da evolução dos conhecimentos científicos; ........4
Galáxias; constelações; sistema solar; movimentos da terra; .........................4
Matéria e energia: interação e transformação (relações de interdependência); .....................7
Biosfera – Ecossistemas: relação de interdependência entre os elementos bióticos e abióticos: .......9
Água: estados físicos, composição química, propriedades; ...................... 11
Solo: formação e composição, tipos e características; ....................... 12
Ar: pressão, peso e composição; .............. 14
Atmosfera, camadas da atmosfera; ............................. 16
Ar e seres vivos: fotossíntese e respiração; ..................... 16
Cadeia e teia alimentar; ..................... 20
Citologia; ...... 21
Homem: corpo humano: célula, órgãos, tecidos e sistemas; aparelhos; ..... 27
Animais e ecossistema: ................................ 28
Classificação geral e quanto à alimentação: dos vertebrados e dos invertebrados; ......... 30
Vegetais e ecossistema. ........................ 49
Meio ambiente saúde e trabalho: .................. 56
Doenças: infecto-contagiosas, DST e outras; ............... 58
Doenças relacionadas à água, solo, ar; ....... 70
Vacinas; ........ 75
Radiação solar; camada de ozônio; efeito estufa; aquecimento global; ............ 75
Alimentação saudável; ...................... 86
Lixo, reciclagem, ................. 89
Poluição do ar, água e solo. ........... 91
Questões ...... 91
Conhecimentos Específicos
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO (abordagem teórica: Materialismo Histórico Dialético, Psicologia Histórico
Cultural e Pedagogia Histórico Crítica): ................1
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei Federal nº 9.394/1996); ........... 18
Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA; ................ 30
Concepção de sociedade, homem e educação; ............... 60
A função social da escola pública; ................. 61
Planejamento (objetivos, conteúdos, encaminhamentos metodológicos, recursos e avaliação escolar); .. 63
Concepção de desenvolvimento humano/periodização; ................... 67
Apropriação do conhecimento; ............. 75
Concepção de avaliação; ................................. 77
Pressupostos teóricos para a Educação de pessoas com deficiências; ................. 80
Currículo para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Cascavel – Volume
II, ................. 86
Questões ....176




Conheça também as apostilas da  Editora Solução e Editora Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário