Apostila Concurso UFRA - PA - Assistente em Administração - 2016

A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) /PA abriu o concurso público de 2016 para Assistente em Administração e outros cargos,  e a Editora Opção,  que está há mais de 22 anos no mercado, está lançando apostila(s) preparatória(s) nos formatos digital (PDF) e impresso.
 Ver Apostila Concurso Público
As inscrições no concurso de 2016 da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) /PA para Assistente em Administração e outros cargos poderão ser feitas no período de 02/02/2016 a 03/03/2016, na página http://www.ceps.ufpa.br/.
Mais informações sobre o concurso:
 Cargo:  ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
Inscrições:  de 02/02/2016 a 03/03/2016
Salário:  R$ 2.175,17
Data da Prova:  15/05/2016
Nível:  Médio
Vagas Disponíveis:  50
Organizadora:  CEPS
Taxa de Inscrição: R$ 80,00
Segue o conteúdo e índice da apostila da Editora Opção para o cargo de Assistente em Administração do concurso da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) /PA:

CONHECIMENTOS BÁSICOS:
LEGISLAÇÃO
1. Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civil da União, das Autarquias e das Fundações
Públicas Federais (Lei 8.112/90 e suas alterações): Título II - Do Provimento, Vacância, Remoção,
Redistribuição e Substituição; Título III - Dos Direitos e Vantagens; Título IV - Do Regime Disciplinar;
Título V - Do Processo Administrativo Disciplinar. ................................................................... 1
2. Código da Ética Profissional do Servidor Público Civil Federal (Decreto 1.171 de 22/06/1994);
 ..................................................................................................................................................... 23
3. Lei 11.091, de 12/01/2005; ....................................................................................................... 27
4. Decreto 5.707, de 23/02/2006; ................................................................................................. 27
5. Decreto 5.825, de 29/06/2006; ................................................................................................. 30
6. Decreto 5.378/2005 (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA).
............................................................................................................................................. 32
LÍNGUA PORTUGUESA
1. Conteúdo do texto: compreensão e interpretação; ..................................................................... 1
2. Recursos que estabelecem a coesão no texto; ........................................................................ 19
3. Relações semântico-discursivas (causa, condição, concessão, conclusão, explicação, inclusão,
exclusão, oposição, etc.) entre ideias no texto e os recursos linguísticos usados em função dessas
relações; ...................................................................................................................................... 85
4. Níveis de linguagem (emprego adequado de itens lexicais, considerando os diferentes níveis de
linguagem; sintaxe de regência nominal e verbal, de concordância nominal e verbal, de colocação
pronominal, segundo a norma culta); ........................................................................................... 19
5. Linguagem denotativa e conotativa; ......................................................................................... 65
6. Fenômenos semânticos: sinonímia, homonímia, antonímia, ambiguidade; .............................. 65
7. Ordem das palavras nas orações: mudança de sentido ocasionada pela inversão; ordem das
orações no enunciado: efeito de sentido (realce) ocasionado pela inversão; ............................... 65
8. Discurso direto e indireto; ....................................................................................................... 105
9. Escrita do texto: ortografia, acentuação gráfica, assinalamento da crase, pontuação. ............. 46
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
1. Atendimento ao Cidadão: ........................................................................................................... 1
1.1 Visão Sistêmica do Atendimento.
1.2 Eficiência, eficácia e efetividade no atendimento.
1.3. Ética no Serviço Público Federal.
1.4 Decreto nº 6.029/2007 - Institui o Sistema de Gestão da Ética no Poder Executivo Federal.
1.5 O papel do servidor no contexto da Administração Pública Federal.
1.6 Direitos do Cidadão e Deveres do servidor público federal.
Assistente em Administração
1.6 Decreto nº 6.932/2009 - Dispõe sobre a simplificação do atendimento público prestado ao cidadão
e outras providências.
1.7 Lei nº 12.527/2011 - Lei de Acesso à Informação.
2. Comunicação Interpessoal: ...................................................................................................... 23
2.1 Comunicação formal e informal.
2.2 Relações interpessoais nas organizações.
2.3 Trabalho em equipe.
3. Gestão de Documentos e Procedimentos de Protocolo: .......................................................... 48
3.1 Noções de Arquivo.
3.2 Características da Gestão Documental.
3.3 Protocolo.
3.4 Classificação e análise documental.
3.5 Avaliação de documentos.
3.6 Ciclo de vida dos documentos.
3.7 Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados (Lei nº 8.159/1991).
4. Noções de Organização, Sistemas e Métodos. ........................................................................ 74
4.1 Elaboração de fluxogramas, organogramas e cronogramas.
5. Gestão de Pessoas: ................................................................................................................. 77
5.1 Conceito de Gestão Estratégica de Pessoas.
5.2 Gestão por Competências.
5.3 Decreto nº 5.707/2006 - Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal.
5.4 Recrutamento e seleção de pessoas.
5.5 Gestão da Capacitação: diagnóstico das necessidades de capacitação, planejamento, execu-
ção e avaliação.
5.6 Gestão de Desempenho.
5.7 Plano de Carreira dos Cargos Técnico Administrativos em Educação (Lei nº 11.091/2005).
5.8 Política Nacional de Atenção a Saúde do Servidor na Administração Pública Federal (Decreto
nº 6833/2009).
5.9 Seguridade Social do Servidor Público (Lei nº 8.112/90 e Lei nº 12.618/2012).
5.10 Clima organizacional e gestão de conflitos.
6. Administração de Recursos Materiais e Patrimônio com foco no Desenvolvimento Sustentável:
 ................................................................................................................................................... 168
6.1. Noções de Administração de Recursos Materiais.
6.2 Classificação de materiais.
6.3 Atributos para classificação de materiais.
6.4 Tipos de classificação.
6.5 Gestão de estoques.
6.6 Compras no setor público.
6.7 Modalidades de compra.
6.8 Licitações e contratos da Administração Pública (Lei nº 8.666/93).
6.9 Decreto n° 7.746/2012 (Estabelece as diretrizes para o desenvolvimento sustentável nas contratações
na administração pública federal).
6.10 Gestão Patrimonial.
6.11 Tombamento de bens.
6.12 Controle de bens. Inventário.
6.13 Alienação de bens.
6.14 Alterações e baixa de bens.
7. Administração de Orçamento e Finanças: .............................................................................. 282
7.1 Noções de Orçamento Público. T
7.2 Princípios e diretrizes orçamentárias.
7.3 Processo orçamentário.
7.4 Métodos, técnicas e instrumentos do orçamento público.
7.5 Lei nº 4.320/1964.
7.6 Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n.º 101/2000).
7.7 Receita pública: categorias, fontes, estágios, dívida ativa.
Assistente em Administração
7.8 Despesa pública: categorias.
7.9 Suprimento de fundos.
7.10 Restos a pagar.
7.11 Despesas de exercícios anteriores.
7.12 A conta única do tesouro.
8. Elaboração e Gerenciamento de Projetos: .............. 377
8.1 Projetos.
8.2 Conceito, natureza, característica.
8.3 Elaboração de projetos, tipos de elaboração e fases.
8.4 Gerenciamento de projetos: implantação, controle e avaliação. 




Conheça também as apostilas da  Editora Solução e Editora Nova.

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