Apostila Concurso SEDUC - CE - Professor - 2018

PROFESSOR (COMUM A TODOS)
A Secretaria da Educação do Estado do Ceará - SEDUC CE abriu o concurso público de 2018 para Professor (Conteúdo Comum a Todos os Cargos) e outros cargos,  e a Editora Opção,  que está há mais de 25 anos no mercado, está lançando apostila(s) preparatória(s) nos formatos digital (PDF) e impresso. Grátis CD de apoio com testes, dicas e vídeo aula de português e matemática.

 Clique AQUI para conhecer a(s) apostila(s)

As inscrições no concurso de 2018 da Secretaria da Educação do Estado do Ceará - SEDUC CE  para Professor (Conteúdo Comum a Todos os Cargos) e outros cargos poderão ser feitas no período de 07/08/2018 a 05/09/2018, na página http://www.uece.br/cev/index.php/concurso-para-professor-da-seduc-2018.
Mais informações sobre o concurso:
Cargo:  PROFESSOR (COMUM A TODOS)
Inscrições:  de 07/08/2018 a 05/09/2018
Salário:  de R$ 1.794,12 à R$ 3.588,27
Data da Prova:  Não Divulgada pela Organizadora
Nível:  Superior
Vagas Disponíveis:  2.500
Organizadora:  UECE
Taxa de Inscrição: R$ 90,00
Segue o conteúdo e índice da apostila da Editora Opção para o cargo de Professor (Conteúdo Comum a Todos os Cargos) do concurso da Secretaria da Educação do Estado do Ceará - SEDUC CE:

Educação Brasileira
Temas Educacionais e Pedagógicos. 1 História do pensamento pedagógico brasileiro. ............1
1.1 Teoria da educação, diferentes correntes do pensamento pedagógico brasileiro. ..............4
1.2 Projeto político pedagógico. .................... 13
2 A didática e o processo de ensino e aprendizagem. 2.1 Organização do processo didático: planejamento, estratégias e metodologias, avaliação. ......................... 20
2.2 A sala de aula como espaço de aprendizagem e interação. ............ 30
2.3 A didática como fundamento epistemológico do fazer docente. .......................... 34
3 Principais teorias da aprendizagem. 3.1 Inatismo, comportamentalismo, behaviorismo, interacionismo, cognitivismo. 3.2 As bases empíricas, metodológicas e epistemológicas das diversas teorias de aprendizagem......... 39
3.3 Contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a psicologia e pedagogia. ....... 43
3.4 Teoria das inteligências múltiplas de Gardner. ............................ 47
3.5 Psicologia do desenvolvimento: aspectos históricos e biopsicossociais. ................ 53
3.6 Temas contemporâneos: bullying, o papel da escola, a escolha da profissão, transtornos alimentares na adolescência, família, escolhas sexuais. ......................................... 69
4 Teorias do currículo. 4.1 Acesso, permanência e sucesso do aluno na escola. ................ 94
4.2 Gestão da aprendizagem. 4.3 Planejamento e gestão educacional. ............................. 97
4.4 Avaliação institucional, de desempenho e de aprendizagem. ............................103
4.5 O Professor: formação e profissão. ............................................123
4.6 A pesquisa na prática docente. ......................................................125
4.7 A dimensão ética da profissão. ....................................................133
5 Aspectos legais e políticos da organização da educação brasileira. ...............138
6 Políticas educacionais para a educação básica. ............................149
6.1 Ensino Médio. 6.1.1 Diretrizes, Parâmetros Curriculares, currículo e avaliação. 6.1.2 Interdisciplinaridade e contextualização no Ensino Médio. 6.1.3 Ensino Médio Integrado: fundamentação legal e curricular. ......157
6.2 Educação Inclusiva. ...........................................186
6.3 Educação, trabalho, formação profissional e as transformações do Ensino Médio. 6.4 Protagonismo Juvenil e Cidadania. ..............................................................................192
Administração Pública
1 Conceito de administração pública. ..........................1
2 Conceito de servidor público. ................................................3
3 Princípios da administração pública. .........................................4
4 Direitos e deveres dos servidores públicos. 5 Responsabilidade dos servidores públicos. 6. Servidor Estadual.
6.1 Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado do Ceará (Lei nº 9.826/1974 – 6.1.1 Do provimento dos cargos – Capítulos I a X. 6.1.2 Dos direitos, vantagens e autorizações – Capítulos I a VI. 6.5.3 Do regime disciplinar – título VI – Capítulos I a VII)....................8
6.2 Lei nº 15.243/2012 (Disciplina o Art. 3º da lei nº 15.064/2011). ...............8
6.3. Estágio Probatório Servidor Estadual (Lei nº 9.826/1974, Lei nº13.092 de 08 de janeiro de 2001, Lei nº15.744, 29 de dezembro de 2014 e Lei nº 15.909, de 11 de dezembro de 2015) ........9
6.4.Carreira do Magistério-Concurso, provimento, carga horaria e jornada de trabalho(Lei nº10.884/1984, Lei 12.066/1993, Lei nº 14.404/2009) ....................... 32
6.5. Ampliação da carga horária de trabalho do Grupo MAG (LEI Nº15.451, de 23 de outubro de 2013 e o Decreto nº31.458, de 01 de abril de 2014.) ............................ 44
6.6. Promoção profissionais Grupo MAG (Lei nº 15.901 de 10 de dezembro de 2015, DECRETO Nº32.103, de 12 de dezembro de 2016. ............................................. 46
6.7. Sistema Remuneratório dos profissionais MAG de nível superior (leis nº 15.243, de 6 de dezembro de 2012, nº15.901, de 10 de dezembro de 2015, LEI Nº16.104, 12 de setembro de 2016, nº16.513, 15 de março de 2018 e nº16.536, 06 de abril de 2018). ................................ 50
Legislação Básica da Educação
1 Lei nº 9.394/1996 e alterações (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)..............1
2 Lei nº 8.069/1990 e alterações (Estatuto da Criança e do Adolescente) ........................... 15
3 Constituição da República Federativa do Brasil (Art. 205 a 214)........................... 46
4 Emenda Constitucional nº 53/2006................................. 48
5 Lei nº 11.494/2007 e alterações.......................... 50
6 Lei nº 11.114/2005 ......................................... 58
7 Lei nº 11.274/2006 ............................. 59
8 Lei nº 13.415, de 2017 ................................ 59
9 Lei Federal Nº 13.005/2014 (Plano Nacional de Educação).............. 62
10 Lei Estadual Nº 16.025/2016 (Plano Estadual de Educação) .................. 76
Língua Portuguesa
1 Compreensão e interpretação de textos. .............................................................1
2 Tipologia textual. .......................................................3
3 Ortografia oficial. ..................................................... 10
4 Acentuação gráfica. .................................. 14
5 Emprego das classes de palavras. ............................... 15
6 Emprego do sinal indicativo de crase. ............................................... 41
7 Sintaxe da oração e do período. ................................... 44
8 Pontuação. ..................................................... 54
9 Concordância nominal e verbal. .............................. 56
10 Regência nominal e verbal. ..................... 59
11 Significação das palavras. .......................... 63
Leitura e Interpretação de Dados e Indicadores
Educacionais Leitura e interpretação de dados e indicadores educacionais envolvendo dados e informações referentes à matrícula, à taxa de atendimento escolar, às taxas de escolarização líquida e bruta, à taxa de distorção idadesérie, às taxas de rendimento (aprovação, reprovação e abandono), aos resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE, do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB, Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, Programa Internacional de Avaliação de Alunos - PISA; leitura e interpretação de dados apresentados em tabelas, gráficos e mapas; resolução de problemas que envolvam o cálculo de porcentagem com dados fornecidos em diferentes formatos..................................................1




Conheça também as apostilas da  Editora Solução e Editora Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário