Apostila Concurso SEDUC - AM - Pedagogo - 2018

A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas – SEDUC AM  abriu o concurso público de 2018 para Pedagogo e outros cargos,  e a Editora Opção,  que está há mais de 25 anos no mercado, está lançando apostila(s) preparatória(s) nos formatos digital (PDF) e impresso. Grátis CD de apoio com testes, dicas e vídeo aula de português e matemática.

 Clique AQUI para conhecer a(s) apostila(s)

As inscrições no concurso de 2018 da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas – SEDUC AM para Pedagogo e outros cargos poderão ser feitas no período de  21/04/2018 a 20/05/2018, na página https://concursos.institutoacesso.org.br/informacoes/14/.
Mais informações sobre o concurso:
Cargo:  PEDAGOGO
Inscrições:  de 21/04/2018 a 20/05/2018
Salário:  de R$ 2.076,54 à R$ 4.143,06
Data da Prova:  08/07/2018
Nível:  Médio e Superior
Vagas Disponíveis:  191
Organizadora:  Instituto Acesso
Taxa de Inscrição: R$ 70,00
Segue o conteúdo e índice da apostila da Editora Opção para o cargo de Pedagogo do concurso da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas – SEDUC AM:

Língua Portuguesa
Leitura, compreensão e interpretação de textos. ..............................1
Estruturação do texto e dos parágrafos. ............................................3
Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. .....3
Significação contextual de palavras e expressões. ......................................9
Equivalência e transformação de estruturas. .............................................. 11
Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. ........................................ 11
Emprego de tempos e modos verbais. ........................... 16
Pontuação. ..................................................................... 21
Estrutura e formação de palavras. ....................................................... 22
Funções das classes de palavras. ...................................................... 24
Flexão nominal e verbal. ............................................. 39
Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. ..................... 44
Concordância nominal e verbal. ....................................................... 46
Regência nominal e verbal. ............................ 49
Ortografia oficial. ......................................... 53
Acentuação gráfica. ................................. 57
Legislação Específica
Constituição Federativa do Brasil de 1988 e suas alterações, Dos princípios fundamentais; .....1
Dos direitos fundamentais; ..........................3
Da organização do Estado; Da organização político-administrativa Federativa do Brasil; ...... 32
Da administração pública; ..................................................... 33
Da organização dos poderes; ................................................................ 41
Título VIII capítulo III, seção I (da Educação). ....................................... 69
Constituição Estadual do Amazonas – Título V, Capítulo VII, Seção I (da Educação). ........ 71
Estatuto do funcionário público do Estado do Amazonas Lei n.º 1.762/86 e suas alterações.............. 73
Estatuto da Criança e do Adolescente Lei nº 8.069/90. ................ 88
Conhecimentos Específicos
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9.394/96: princípios, fins e organização da Educação Nacional; níveis e modalidades de Educação e Ensino. O Ensino Fundamental a partir da Lei no 9.394/96; as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental. O Ensino Médio a partir da Lei no 9.394/96; as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Médio. .....................................1
Diretrizes para Educação de Jovens e Adultos. .......................................... 58
Diretrizes para Educação Especial. ....................... 61
História da educação (Brasil). ............................................. 78
Gestão democrática na escola: a construção do projeto politico-pedagógico. ............ 89
Os referenciais nacionais para a formação de professores: papel do professor no coletivo escolar; as novas
competências requeridas para o ensino. ...........................102
Organização curricular; fundamentos do currículo centrado em disciplinas/conteúdos e do currículo centrado
em áreas; a organização do currículo por áreas de conhecimento; currículo orientado para a construção de
competências. ..................................187
O ensino-aprendizagem no contexto do currículo por competências: o processo ensino-aprendizagem: atores e componentes; aprendizagem e desenvolvimento. .............................195
A metodologia dos projetos didáticos; avaliação diagnóstica e formativa; a análise de erros numa perspectiva de orientação/reorientação do ensino. ....................................................209
A especificidade do pedagogo – saberes pedagógicos e atividade docente. .........................................228
Base Nacional Comum Curricular. ...................................................244
Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. .............................................262




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