Apostila Concurso SEE - MG - Professor de Educação Básica - 2018

A Secretaria de Estado de Educação do Estado de Minas Gerais – SEE MG abriu o concurso público de 2018 para Professor de Educação Básica - PEB - (Comum a Todos os Cargos) e outros cargos,  e a Editora Opção,  que está há mais de 22 anos no mercado, está lançando apostila(s) preparatória(s) nos formatos digital (PDF) e impresso. Grátis CD de apoio com testes, dicas e vídeo aula de português e matemática.

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As inscrições no concurso de 2016 da Secretaria de Estado de Educação do Estado de Minas Gerais – SEE MG para Professor de Educação Básica - PEB - (Comum a Todos os Cargos) e outros cargos poderão ser feitas no período de 26/02/2018 a 08/03/2018, na página http://www.fumarc.com.br/concursos/detalhe/concurso-publico-educador-e-professor-de-educacao-basica/113.
Mais informações sobre o concurso:
Cargo:  PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - PEB - (COMUM A TODOS OS CARGOS)
Inscrições:  de 26/02/2018 a 08/03/2018
Salário:  R$ 2.135,64
Data da Prova:  08/04/2018
Nível:  Superior
Vagas Disponíveis:  16.000
Organizadora:  FUMARC
Taxa de Inscrição: R$ 70,00
Segue o conteúdo e índice da apostila da Editora Opção para o cargo de Professor de Educação Básica - PEB - (Comum a Todos os Cargos) do concurso da Secretaria de Estado de Educação do Estado de Minas Gerais – SEE MG:

Língua Portuguesa
I - Textos: interpretação e compreensão de textos. ................................1
II - Língua e Linguagem: As funções da linguagem; texto narrativo; texto descritivo; texto dissertativo; discurso direto, indireto e indireto livre; o gênero poético e as figuras de linguagem. ......................3
III - Fonética - fonologia: Fonemas: vogais, consoantes e semivogais; encontros vocálicos, consonantais e
dígrafos; Sílabas. ................................................. 17
IV - Ortografia: Correção ortográfica; acentuação gráfica; divisão silábica. .................... 21
V - Morfologia: Estrutura e formação de palavras; morfemas, afixos; processos de formação de palavras;
classes gramaticais: identificação, classificações e emprego. ....... 27
VI - Sintaxe: Frase, oração e período; período simples - termos da oração: identificação, classificações e
emprego. ................... 54
VII - Literatura: Denotação e conotação; conceituação de texto literário; gêneros literários; periodização da
literatura brasileira; estudo dos principais autores dos estilos de época. ...................................... 66
Matemática
I - NÚMEROS E OPERAÇÕES: cálculo aritmético ....................................................1
II - ÁLGEBRA E FUNÇÕES: proporcionalidade, sequências e raciocínio lógico .................. 13
III - GRANDEZAS E MEDIDAS: estimativas e noções de medições .......................... 40
IV - ESPAÇO E FORMA: deslocamentos e movimentos no plano e no espaço ............................. 44
V - TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: Leitura e representação da informação em Gráficos, Tabelas e
Pictogramas............. 72
Conhecimentos Pedagógicos
I - Direitos Humanos........1
II - Estatuto da Criança e Adolescente. ......................................... 22
III - Diretrizes Nacionais para a educação em direitos humanos. ................................ 59
IV - Programa Nacional Direitos Humanos.............................................................. 71
V - Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos.............................................. 72
VI - Direitos das Mulheres.............................................. 76
VII - A Educação Escolar Quilombola no Brasil........................................ 83
VIII - A organização e Funcionamento da Educação Escolar Quilombola no Estado de Minas Gerais.............130
IX - A Educação das Relações Étnico-Raciais no Brasil..................133
X - A Educação das Relações Étnico-Raciais e a Década Internacional dos Povos Afrodescendentes. ............135
XI - Diretrizes para a Educação Básica nas escolas do campo em Minas Gerais. ...........136
XII - Diretrizes Operacionais Básicas para a Educação Básica nas escolas do campo. ........................149
XIII - Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica................151
XIV - Organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas
Gerais..............154
XV - O Currículo na perspectiva da inclusão, da diversidade e do direito à aprendizagem. ..............164
XVI - Projeto Político-Pedagógico e a estreita relação com o Plano de Ensino, o Plano de Aula e a gestão da sala de aula. ............191
XVII - A organização do trabalho pedagógico e a interdisciplinaridade..................200
XVIII - A avaliação da aprendizagem na perspectiva de um Currículo Inclusivo...........................223
XIX - A política da Educação Integral e Integrada garantindo a formação humana e o desenvolvimento integral dos estudantes. ...........................................246
XX - Educação Especial Inclusiva: possibilidades e desafios. ..........248
BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM..................................258




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