Apostila Concurso SEDU - ES - Professor - 2018

A Secretaria de Estado da Educação do Estado do Espírito Santo – SEDU ES abriu o concurso público de 2018 para Professor (COMUM A TODOS) e outros cargos,  e a Editora Opção,  que está há mais de 25 anos no mercado, está lançando apostila(s) preparatória(s) nos formatos digital (PDF) e impresso. Grátis CD de apoio com testes, dicas e vídeo aula de português e matemática.

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As inscrições no concurso de 2018 da Secretaria de Estado da Educação do Estado do Espírito Santo – SEDU ES para Professor (COMUM A TODOS) e outros cargos poderão ser feitas no período de 15/01/2018 a 05/02/2018, na página http://www.concursosfcc.com.br/concursos/sedes117/index.html.
Mais informações sobre o concurso:
Cargo:  PROFESSOR (COMUM A TODOS)
Inscrições:  de 15/01/2018 a 05/02/2018
Salário:  de R$ 1.982,55 à R$ 3.554,92
Data da Prova:  18/03/2018
Nível:  Superior
Vagas Disponíveis:  1.025
Organizadora:  FCC
Taxa de Inscrição: R$ 66,65
Segue o conteúdo e índice da apostila da Editora Opção para o cargo de Professor (COMUM A TODOS) do concurso da Secretaria de Estado da Educação do Estado do Espírito Santo – SEDU ES:

Língua Portuguesa
1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados: 1.1 Identificação de informações explícitas e
implícitas; 1.2 Significado de palavras e expressões; 1.3 Distinção entre fato e opinião; 1.4 Tema do texto; 1.5 Suporte, gênero e enunciador do texto; 1.6 Função sociocomunicativa de um gênero textual; 1.7 Interpretação com o auxílio de material gráfico diverso; 1.8 Reconhecimento de textos de diferentes gêneros. .....1
2. Relação entre textos: 2.1 Diferentes formas de tratar uma informação; 2.2 Posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou tema; Intertextualidade. .......................... 15
3. Coerência e coesão referencial e sequencial: 3.1 Relações entre as partes do texto; 3.2 Identificação da tese do texto; 3.3 Relação entre tese e argumentos; 3.4 Estratégias argumentativas; 3.5 Partes principais e
secundárias no texto; 3.6 Relações de sentido entre recursos verbais e não verbais; 3.7 Relação
causa/consequência entre partes e elementos do texto; 3.8 Relações lógico-discursivas presentes no texto,
marcadas por conjunções, advérbios, etc. ............................................. 18
4. Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido: 4.1 Efeitos de ironia ou humor em textos variados; 4.2 Efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações, da escolha de uma determinada palavra ou expressão; 4.3 Exploração de recursos ortográficos, morfossintáticos e estilísticos. .... 26
5. Variação linguística: 5.1 Marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto; 5.2 Marcas linguísticas ou situações de uso que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro. ...... 37
Conhecimentos Pedagógicos
1. Aspectos Filosóficos da Educação: 1.1 O pensamento pedagógico brasileiro: correntes e tendências na
prática escolar; ..........................................1
1.2 Pedagogia da Autonomia. .................................................. 12
2. Aspectos Sociológicos da Educação: 2.1 Educação para o controle e para a transformação social, cultura e organização social; 2.2 Desigualdades sociais, a relação escola / família / comunidade...................... 30
3. Aspectos Psicológicos da Educação: 3.1 A relação desenvolvimento/aprendizagem: diferentes abordagens; 3.2 Crescimento e desenvolvimento: biológico, psicológico e social; ................................. 47
3.3 O desenvolvimento cognitivo e afetivo na criança e no adolescente.................... 58
4. Avaliação: 4.1 A avaliação da aprendizagem como processo: concepções, procedimentos, técnicas e
instrumentos; 4.2 Funções da avaliação, diagnóstica, formativa e somativa;.......................... 60
4.3 Avaliação do sistema educacional (PAEBES, SAEB e Prova Brasil), avaliação institucional e o uso dos
resultados da avaliação no planejamento de ensino; ........................................ 71
4.4 O fracasso escolar: abordagens atuais. ......................................... 80
5. Didática: 5.1 A relação professor/aluno; ....................................................... 82
5.2 Os objetivos educacionais, os conteúdos de aprendizagem; 5.3 As relações interativas em sala de aula; o papel dos professores e dos alunos e os aspectos socioemocionais;................................ 85
5.4 Organização social da sala de aula e sua pluralidade;........................ 91
5.5 Planejamento da ação didática: Planos de curso, Planos de Aula. ...................100
6. Diretrizes, Parâmetros, Medidas e Dispositivos Legais para a Educação: 6.1 A LDB atual, Lei Nº 9394/1996 e suas alterações;..............111
6.2 O Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, Lei Nº 8069/1990;....................128
6.3 O Currículo Básico da Rede Estadual do Espírito Santo (www.educacao.es.gov.br);........165
6.4 Resolução CEE Nº 3.777/2014 (Fixa normas para a Educação no Sistema de Ensino do Estado do Espírito Santo e dá outras providências);.............................168
6.5 Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/2008 (Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências); ...........................168
6.5 Resolução CNE Nº 4/2009 (Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional
Especializado);........175
6.6 Resolução CEE Nº 2.152/2010 (Dispõe sobre a Educação Especial no Sistema Estadual de Ensino do
Espírito Santo);...........177
6.7 Lei Brasileira de Inclusão Nº 13.146/2015..................181
7. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental – Parecer CNE/CEB Nº 11/2010 e para o Ensino Médio; Resolução CNE/CEB Nº 3, de 26 de junho de 1998. ................198
Conhecimentos Básicos de Informática
1. Segurança da Informação/Segurança na Internet. .........................1
2. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de apresentações: ambiente Microsoft
Office...........5
3. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de edição de textos: ambiente Microsoft
Office... .... 11
4. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de planilhas: ambiente Microsoft Office. .... 18
5. Sistema operacional Windows. ....... 26
6. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. ............ 33
7. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos
associados à internet e intranet. .............................................. 37
8. Portaria Nº 107-R (Publicada no Diário Oficial do Espírito Santo em 12/08/2016 - Estabelece critérios para a utilização do telefone celular como ferramenta didático pedagógica nas salas de aula das instituições de ensino da rede pública estadual). ..................................... 41




Conheça também as apostilas da  Editora Solução e Editora Nova.

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