Apostila Concurso EMSERH - MA - Assistente Administrativo - 2017

A Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares / MA – EMSERH abriu o concurso público de 2016 para Assistente Administrativo e outros cargos,  e a Editora Opção,  que está há mais de 22 anos no mercado, está lançando apostila(s) preparatória(s) nos formatos digital (PDF) e impresso. Grátis CD de apoio com testes, dicas e vídeo aula de português e matemática.

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As inscrições no concurso de 2016 da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares / MA – EMSERH para Assistente Administrativo e outros cargos poderão ser feitas no período de 15/12/2017 a 09/01/2018, na página http://www.institutoaocp.org.br/concurso.jsp?id=180.
Mais informações sobre o concurso:
Cargo:  ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
Inscrições:  de 15/12/2017 a 09/01/2018
Salário:  R$ 1.600,00
Data da Prova:  18/02/2018
Nível:  Médio
Vagas Disponíveis:  30
Organizadora:  Instituto AOCP
Taxa de Inscrição: R$ 80,00
Segue o conteúdo e índice da apostila da Editora Opção para o cargo de Assistente Administrativo do concurso da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares / MA – EMSERH:

Língua Portuguesa
1. Interpretação de texto: informações literais e inferências possíveis; ponto de vista do autor; significação
contextual de palavras e expressões; relações entre ideias e recursos de coesão; figuras de estilo. ....... 1
2. Conhecimentos linguísticos: ortografia: emprego das letras, divisão silábica, acentuação gráfica,
encontros vocálicos e consonantais, dígrafos; classes de palavras: substantivos, adjetivos, artigos, numerais,
pronomes, verbos, advérbios, preposições, conjunções, interjeições: conceituações, classificações, flexões,
emprego, locuções. Sintaxe: estrutura da oração, estrutura do período, concordância (verbal e nominal);
regência (verbal e nominal); crase, colocação de pronomes; pontuação. ............................ 9
Raciocínio Lógico e Matemático
1. Resolução de problemas envolvendo frações, conjuntos, porcentagens, sequências (com números, com
figuras, de palavras). .............................................. 1
2. Raciocínio lógico-matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos
válidos. .................... 16
Legislação Aplicada à EMSERH
1. Lei Estadual nº 9.732, de 19 de dezembro de 2012 e suas alterações. ....................... 1
2. Regimento interno da EMSERH. ........................................... 2
3. Decreto estadual nº 28.889, de 21 de fevereiro de 2013. ................... 9
Legislação Aplicada ao SUS
1. Evolução histórica da organização do sistema de saúde no Brasil e a construção do Sistema Único de
Saúde (SUS) – princípios, diretrizes e arcabouço legal. ............................. 1
2. Controle social no SUS. ............................................. 6
3. Resolução 453/2012 do Conselho Nacional da Saúde. ..................... 7
4. Constituição Federal, artigos de 194 a 200. .............................. 11
5. Lei Orgânica da Saúde Lei - no 8.080/1990, Lei no 8.142/1990 e Decreto Presidencial no 7.508, de 28 de junho de 2011. ........... 13
6. Determinantes sociais da saúde. ................................................. 27
7. Sistemas de informação em saúde. ....................... 30
Conhecimentos Específicos
1. Qualidade no atendimento ao público. Comunicabilidade, apresentação, atenção, cortesia, interesse,
presteza, eficiência, tolerância, discrição, conduta e objetividade. .................. 1
2. Trabalho em equipe. .............................................. 5
2.1. Personalidade e relacionamento. 2.2. Eficácia no comportamento interpessoal. 2.3. Fatores positivos
do relacionamento. 2.4. Comportamento receptivo e defensivo, empatia e compreensão mútua. ........ 10
3. Conhecimentos básicos de administração. .............................................. 13
3.1. Características das organizações formais: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e
critérios de departamentalização. ......................................................................................... 18
3.2. Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação. .............. 23
3.3. Comportamento organizacional: motivação, liderança e desempenho. ............ 27
4. Patrimônio. 4.1. Conceito. 4.2. Componentes. 4.3. Variações e configurações. .......... 44
5. Hierarquia e autoridade. ............................ 48
6. Eficiência, eficácia, produtividade e competitividade. .................. 51
7. Processo decisório. ..................... 52
8. Planejamento administrativo e operacional. ........................ 54
9. Divisão do trabalho. .................................................... 59
10. Controle e avaliação. 11. Motivação e desempenho. 12. Liderança. .......................... 60
13. Gestão da qualidade. ............. 60
14. Técnicas de arquivamento: classificação, organização, arquivos correntes e protocolo................. 62
15. Noções de cidadania. ...................... 72
16. Noções de uso e conservação de equipamentos de escritório. ........................ 74
17. Compras na Administração Pública. 17.1. Licitações e contratos. 17.2. Princípios básicos da licitação.
17.3. Legislação pertinente. .................................. 78




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