Apostila Concurso SEE - BA - Professor - Matemática - 2017

A Secretaria de Educação do Estado da Bahia – SEE BA abriu o concurso público de 2016 para Professor - Matemática  e outros cargos,  e a Editora Opção,  que está há mais de 22 anos no mercado, está lançando apostila(s) preparatória(s) nos formatos digital (PDF) e impresso. Grátis CD de apoio com testes, dicas e vídeo aula de português e matemática.

 Clique AQUI para conhecer a(s) apostila(s)

As inscrições no concurso de 2016 da Secretaria de Educação do Estado da Bahia – SEE BA para Professor - Matemática  e outros cargos poderão ser feitas no período de 17/11/2017 a 12/12/2017, na página http://www.concursosfcc.com.br/concursos/govba217/index.html.
Mais informações sobre o concurso:
Cargo:  PROFESSOR - MATEMÁTICA
Inscrições:  de 17/11/2017 a 12/12/2017
Salário:  R$ 2.814,28
Data da Prova:  25/02/2018
Nível:  Superior
Vagas Disponíveis:  618
Organizadora:  Fundação Carlos Chagas
Taxa de Inscrição: R$ 100,00
Segue o conteúdo e índice da apostila da Editora Opção para o cargo de Professor - Matemática do concurso da Secretaria de Educação do Estado da Bahia – SEE BA:

Professor - Matemática
Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos
As diferentes correntes do pensamento pedagógico brasileiro e as implicações na organização do sistema de
educação brasileiro. .................1
A didática e o processo de ensino/aprendizagem: planejamento, estratégias, metodologias e avaliação da
aprendizagem. ...............................................4
A sala de aula como espaço de aprendizagem. ....................................... 13
As teorias do currículo. ........................................... 18
As contribuições da psicologia da educação para a pedagogia: implicações para a melhoria do ensino e para
ações mais embasadas da ação profissional docente no alcance do que se ensina aos indivíduos. ........... 24
Os conhecimentos socioemocionais no currículo escolar: a escola como espaço social. ................. 35
As diretrizes curriculares nacionais para a formação docente. ..................... 38
Aspectos legais e políticos da organização da educação brasileira. ................................. 46
Políticas educacionais para a educação básica: as diretrizes curriculares nacionais. (etapas e
modalidades)................. 46
A Interdisciplinaridade e a contextualização no Ensino Médio. ................................... 75
Os fundamentos de uma escola inclusiva. ............................ 79
Educação e trabalho: o trabalho como princípio educativo. ........................ 82
Convenção da ONU sobre direitos das pessoas com deficiência. ............................... 86
Educação para as relações étnico-raciais Decreto nº. 65.810, de 8 de dezembro de 1969 (promulga a
Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial). ........... 99
O Decreto federal nº 4.738, de 12 de junho de 2003 (reitera a Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial). .......................................106
Ação da escola, protagonismo juvenil e cidadania. A Lei estadual nº 13.559, de 11 de maio de 2016: o Plano Estadual de Educação 19. ...........................................................107
O paradigma da supralegalidade como norma constitucional para os tratados dos direitos humanos. .....122
As avaliações nacionais da educação básica. .................133
As licenciaturas interdisciplinares como paradigma atual da formação docente (menção no art. 24 da
Resolução CNE/CP nº. 2, de 1º de julho de 2015). ........................................137
Legislação educacional: a) Constituição Federal de 1988 (Artigo n° 205 ao n° 214); ......................138
b) LDB, atualizada até 30 de setembro de 2017 – Lei federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 a Lei federal nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017; .........................................142
c) Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990; .........160
Estatuto do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia - Lei estadual nº 8.261, de 29 de maio de 2002. ..................................................191
Noções de Igualdade Racial e de Gênero
Constituição da República Federativa do Brasil (art. 1°, 3°, 4° e 5°)........................................1
Constituição do Estado da Bahia, (Cap. XXIII "Do Negro")............................................7
Lei federal n° 12.288, de 20 de julho de 2010 (Estatuto da Igualdade Racial). .................8
Lei federal nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989 (Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de
cor)................... 16
Lei federal n° 9.459, de 13 de maio de 1997 (Tipificação dos crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor).......................... 18
Decreto federal n° 65.810, de 08 de dezembro de 1969 (Convenção internacional sobre a eliminação de todas as formas de discriminação racial). ............................................................ 19
Decreto federal n° 4.377, de 13 de setembro de 2002 (Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulher)....................................... 25
Lei federal nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha)............................................ 30
Código Penal Brasileiro (art. 140).............................................. 37
Lei federal n° 9.455, de 7 de abril de 1997 (Crime de Tortura)........................... 38
Lei federal n° 2.889, de 1º de outubro de 1956 (Define e pune o Crime de Genocídio). .................. 39
Lei federal nº 7.437, de 20 de dezembro de 1985 (Lei Caó). ............................................ 39
Lei estadual n° 10.549, de 28 de dezembro de 2006 (Secretaria de Promoção da Igualdade Racial); alterada pela Lei estadual n° 12.212, de 04 de maio de 2011........................ 41
Lei federal nº 10.678, de 23 de maio de 2003, com as alterações da Lei federal nº 13.341, de 29 de setembro de 2016 (Referente à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da
República)........... 43
Conhecimentos Interdisciplinares
Linguagem, texto e contexto nos signos verbais e não-verbais. A intermediação entre linguagem verbal e não
verbal no processo de constituição do texto/discurso. ..........................1
A linguagem das ciências e das artes e seu entendimento como chaves à compreensão do mundo e da
sociedade. A linguagem das ciências humanas no processo de formação das dimensões estéticas, éticas e
políticas do atributo exclusivo do ser humano. A linguagem das ciências e das artes e as implicações ao pensar filosófico, a partir do Renascimento. ......................3
As linguagens das ciências, das artes e da matemática: sua conexão com a compreensão/interpretação de
fenômenos nas diferentes áreas das relações humanas com a natureza e com a vida social. .........8
As linguagens das ciências e das artes e sua relação com a comunicação humana. O significado social e cultural das linguagens das artes e das ciências – naturais e humanas – e suas tecnologias.  10
As linguagens como instrumentos de produção de sentido e, ainda, de acesso ao próprio conhecimento, sua
organização e sistematização........................................... 15
Conhecimentos Específicos
Números: operações, múltiplos, divisores, decomposição em fatore primos e resto da divisão de números
inteiros; operações e representações com números racionais; operações com irracionais e aproximações por
racionais; reta real; noções sobre operação e representação gráfica de números complexos. ...............1
Contextos aplicados. Proporcionalidade: grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente
proporcionais, regra de três simples e composta, gráficos e tabelas. .................. 11
Contextos aplicados. Sequências e regularidades: sequências aritmética e geométrica, fórmulas recursivas e
posicionais de sequências variadas; noções elementares sobre séries. Contextos aplicados. ....... 22
Funções: equações, inequações e gráficos de funções polinomiais do 1º e do 2º grau, funções exponencial e
logarítmica, funções trigonométricas seno, cosseno e tangente. Noções de domínio, imagem, composição e
inversão de funções. Contextos aplicados. ............................. 23
Matemática financeira e comercial: porcentagem, juros simples, juros compostos, descontos e acréscimos.
Contexto aplicados. ....................................... 42
Medidas: sistema métrico decimal e conversões de medidas. Contextos aplicados. ................ 48
Contextos aplicados. Sistemas de equações: resolução, interpretação, representação matricial e representação gráfica. ............. 50
Polinômios e equações polinomiais: operações, valor numérico, raízes racionais, raízes e relação entre
coeficientes, raízes reais e complexas. ............................. 54
Contagem: princípio fundamental da contagem, permutações, arranjos e combinações. Contextos aplicados.
........ 59
Noções de estatística e probabilidade: probabilidade simples e condicional, probabilidade da união e da
intersecção, probabilidade em espaços amostrais contínuos, medidas de tendência central (moda, mediana,
média aritmética simples e ponderada) e de dispersão (desvio médio, amplitude, variância, desvio padrão);
gráficos (histogramas, setores, infográficos). Contextos aplicados. ................ 60
Geometria sintética: caracterização e elementos de figuras planas e espaciais, congruência e semelhança de
figuras planas e espaciais, razão entre comprimentos, áreas e volumes de figuras semelhantes, teorema de
Tales, relações métricas em figuras planas e espaciais, trigonometria em triângulos retângulos, ângulos e
diagonais de figuras planas e espaciais, figuras planas e espaciais inscritíveis e circunscritíveis, planificação de
figuras espaciais, eixos de simetria de figuras planas e espaciais, lei dos senos e dos cossenos. Contextos
aplicados. ........... 71
Geometria analítica: coordenadas cartesianas de ponto no plano e no espaço, distância entre pontos no plano e no espaço, equações da reta, paralelismo, perpendicularismo, distância entre pontos e reta, equações da circunferência no plano, equações e inequações a duas incógnitas como representação algébrica de lugares geométricos no plano. Contextos aplicados. .............................................. 94
Noções de cálculo diferencial e integral com funções polinomiais. Contextos aplicados. ........104
Noções sobre história da matemática aplicada em situações didáticas. ......................................105
Perspectivas inovadoras no currículo e na avaliação em matemática. .....................112
Perspectivas metodológicas inovadoras no ensino de matemática: uso de calculadora e de tecnologia digital,
uso de material concreto e manipulativo, modelagem matemática, resolução de problemas, uso da internet
como fonte de pesquisa e aprofundamento, etnomatemática, noções básicas de uso do software Geogebra.
......115
Noções de interdisciplinaridade da matemática com as ciências da natureza e com as ciências humanas. ..144




Conheça também as apostilas da  Editora Solução e Editora Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário