Apostila Concurso Prefeitura de Jundiaí - SP - Professor de Educação Básica II – Química - 2017

A Prefeitura do Município de Jundiaí / SP abriu o concurso público de 2016 para Professor de Educação Básica II – Química (Matéria Comum) e outros cargos,  e a Editora Opção,  que está há mais de 22 anos no mercado, está lançando apostila(s) preparatória(s) nos formatos digital (PDF) e impresso. Grátis CD de apoio com testes, dicas e vídeo aula de português e matemática.

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As inscrições no concurso de 2016 da Prefeitura do Município de Jundiaí / SP  para Professor de Educação Básica II – Química (Matéria Comum) e outros cargos poderão ser feitas no período de 10/11/2017 a 20/12/2017, na página http://www.ibamsp-concursos.org.br/site/concursos/cargos/524.
Mais informações sobre o concurso:
Cargo:  PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - QUÍMICA (MATÉRIA COMUM)
Inscrições:  de 10/11/2017 a 20/12/2017
Salário:  R$ 4.013,68
Data da Prova:  21/01/2018
Nível:  Superior
Vagas Disponíveis:  01
Organizadora:  IBAM
Taxa de Inscrição: R$ 95,00
Segue o conteúdo e índice da apostila da Editora Opção para o cargo de Professor de Educação Básica II – Química (Matéria Comum) do concurso da Prefeitura do Município de Jundiaí / SP:

Português
Técnicas de Redação, ...................................1
Interpretação de Texto e Gramática. .......................................... 12
As questões de Língua Portuguesa têm por objetivo verificar a capacidade de leitura, compreensão e
interpretação de texto, bem como, a habilidade de usar a linguagem como meio para produzir, expressar e
comunicar ideias em diferentes situações - Tipos de Comunicação: Descrição - Narração - Dissertação - Tipos de Discurso - Qualidades de defeitos de um texto - Coesão Textual. ............ 14
ESTILÍSTICA - Figuras e Vícios de Linguagem. ........................ 26
Vocabulário técnico inerente à área. .................. 31
Fonologia; ................ 31
Ortografia, sistema oficial vigente. ................................... 32
Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição,
conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). ...................... 36
Colocação pronominal. .................................................. 62
Concordância verbal e nominal. ....................................... 63
Regência verbal e nominal. ................................................................ 66
Análise sintática: termos da oração. ............................................. 70
Emprego da Crase. .................................. 76
Conhecimentos Pedagógicos
1. APPLE, Michel; NOVOA, Antonio. Paulo Freire: política e pedagogia. Lisboa: Porto editora, 1998. .......1
2. ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre: Imagens e Auto-imagens. 6 ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes,
2002......................6
3. BOFF, Leonardo. O cuidado necessário. Petrópolis: Vozes, 2012. .................8
4. BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http:
//portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. ............................ 11
5. GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais rumo a uma pedagógica crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997. ............................ 15
6. HERNANDEZ, Fernando; A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho. São Paulo: Penso, 2017. . 18
7. LA TAILLE, Yves de. Limites: três dimensões educacionais: São Paulo: Ática, 1998. ........
8. JUNDIAÍ (SP). Secretaria Municipal de Educação. Proposta Curricular da Educação Infantil e Ensino21
Fundamental. Disponível em: <cidade.jundiai.sp.gov.br/PMJSITE/portal.nsf/V03.02/sme_propostas?OpenDocument> ......... 23
9. JUNDIAÍ (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretrizes pedagógicas fundamentais iniciais da SME – Educação como ação política transformadora. Jundiaí, 2013. Disponível em . ................135
10.SMOLE, Kátia S. A Matemática em Sala de Aula – Reflexões e Propostas para os anos iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: Penso, 2013. ...........................................145
11.SMOLE, Kátia S. A Matemática na Educação Infantil. São Paulo: Penso 2014. .................155
12.VASCONCELLOS, Celso dos Santos. (In)disciplina - Construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. 15 ed. São Paulo: Libertad, 2000. (Coleção Cadernos Pedagógicos do Libertad). ...157
13.WERNECK, Claudia. Ninguém mais vai ser bonzinho na sociedade inclusiva. 2 ed. Rio de Janeiro: WVA, 2000. ...........................158
Legislação
• Artigos 12 e 13 da Lei Federal 9394/96 – Incumbência dos estabelecimentos de ensino em relação às normas comuns e às do Sistema de Ensino ao qual pertencem. .............1
• Resolução CNE/CEB nº 04/2010 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação
Básica...........1
• Resolução CNE/CEB nº 07/2010: Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9
(nove) anos. ........................ 11
• Resolução CNE/CEB nº 05/2009: Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.... 19
• Resolução CNE/CEB nº 01/2012: Dispõe sobre a implementação do regime de colaboração mediante Arranjo
de Desenvolvimento da Educação (ADE), como instrumento de gestão pública para a melhoria da qualidade
social da educação. .................... 26
• Resolução CNE/CEB nº 02/2012: Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. . 27
• Diretrizes Curriculares da Educação Básica Municipal de Jundiaí/SP, 23/12/2016: Documento para orientar e inspirar as prerrogativas e obrigações da rede pública no campo da Educação. ........... 33
• Resolução Nº 4, de 2/10/2009: Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional
Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. ......... 90
• Lei Nº 13.257, de 8 de março de 2016. Dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância e altera a Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA), o Decreto-Lei no 3.689, de 3 de outubro de 1941 (Código de Processo Penal), a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, a Lei no 11.770, de 9 de setembro de 2008, e a Lei n o 12.662, de 5 de junho de 2012. .................................... 92
• Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). ................................................. 98
• Decreto n. 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo. ...........................115




Conheça também as apostilas da  Editora Solução e Editora Nova.

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