Apostila Concurso UFOPA - PA - Assistente em Administração - 2016

A Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA abriu o concurso público de 2016 para Assistente em Administração e outros cargos,  e a Editora Opção,  que está há mais de 22 anos no mercado, está lançando apostila(s) preparatória(s) nos formatos digital (PDF) e impresso.
 Ver Apostila Concurso Público
As inscrições no concurso de 2016 da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA para Assistente em Administração e outros cargos poderão ser feitas no período de xxxx, na página xxxx.
Mais informações sobre o concurso:
 Cargo:  ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
Inscrições:  de 20/09/2016 a 23/10/2016
Salário:  R$ 2.752,81
Data da Prova:  27/11/2016
Nível:  Médio
Vagas Disponíveis:  27
Organizadora:  CESP
Taxa de Inscrição: R$ 60,00
Segue o conteúdo e índice da apostila da Editora Opção para o cargo de Assistente em Administração do concurso da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA:

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
1. Atendimento ao cidadão: 1.1 Visão Sistêmica do Atendimento. 1.2 Eficiência, eficácia e efetividade no atendimento ......... 01
1.3. Ética no Serviço Público Federal. 1.4 Decreto nº 6.029/2007 - Institui o Sistema de Gestão da Ética no Poder Executivo Federal ....... 03
1.5 O papel do servidor no contexto da Administração Pública Federal ................... 01
1.6 Direitos do Cidadão e Deveres do servidor público federal. 1.7 Decreto nº 6.932/2009 - Dispõe sobre a simplificação do atendimento público prestado ao cidadão e outras providências ....... 05
1.8 Lei nº 12.527/2011 - Lei de Acesso à Informação ................... 06
2. Noções de Administração Pública: 2.1. Conceito de Administração Pública. 2.2 O papel do Servidor Público nas Instituições
Federais de Ensino. 2.3 Princípios da Administração Pública. 2.4 Administração Direta e Indireta.. 12
2.5 Ato Administrativo: conceito, elemento ..................... 23
2.6. Constituição Federal, artigos 37, 38 e 39 a 41 ................... 31
2.7. Processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal – Lei nº 9.784, de 29/01/1999 .......... 23
2.8. Licitações e contratos na Administração Pública – Lei nº 8.666, de 21/06/1993 ....... 39
2.9. Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civil da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (Lei 8.112/90 e suas alterações): Título II - Do Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição; Título III - Dos Direitos e Vantagens; Título IV - Do Regime Disciplinar; Título V - Do Processo Administrativo Disciplinar ........... 67
2.10. Código da Ética Profissional do Servidor Público Civil Federal (Decreto 1.171 de 22/06/1994) ............. 86
2.11. Lei 11.091, de 12/01/2005 ... 87
2.12. Decreto 5.707, de 23/02/2006............ 109
2.13. Decreto 5.825, de 29/06/2006.............. 110
2.14 Decreto 5.378/2005 (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA) ................................................... 112
LÍNGUA PORTUGUESA
1. Conteúdo do texto: compreensão e interpretação; 2. Recursos que estabelecem a coesão no texto ...... 01
3. Relações semântico-discursivas (causa, condição, concessão, conclusão, explicação, inclusão, exclusão, oposição, etc.) entre ideias no texto e os recursos linguísticos usados em função dessas relações ...... 01
2
4. Níveis de linguagem (emprego adequado de itens lexicais, considerando os diferentes níveis de linguagem; sintaxe de regência nominal e verbal, de concordância nominal e verbal, de colocação pronominal, segundo a norma culta) ............. 19
5. Linguagem denotativa e conotativa ....... 01
6. Fenômenos semânticos: sinonímia, homonímia, antonímia, ambiguidade ...................... 41
7. Ordem das palavras nas orações: mudança de sentido ocasionada pela inversão; ordem das orações no enunciado: efeito de sentido
(realce) ocasionado pela inversão ............ 01
8. Discurso direto e indireto .......... 01
9. Escrita do texto: ortografia, acentuação gráfica, assinalamento da crase, pontuação ............ 15
10. Noções de Técnicas de Redação Oficial 10.1. Principais aspectos da Redação Oficial. 10.2. Características da Redação Oficial.
10.3. Elementos Comuns nas Comunicações Oficiais. 10.4. Elementos Gramaticais. 10.5. Modelos de Textos Técnicos ............................ 47
INFORMÁTICA
1. Noções de sistema operacional (ambiente Windows) ................... 01
2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office) .................... 15
3 Redes de computadores. 3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 3.2 Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome). 3.3 Programas de correio eletrônico (Outlook Express e
Mozilla Thunderbird). 3.4 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 3.5 Grupos de discussão. 4 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. Segurança da informação. 5.1 Procedimentos de segurança. 5.2 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 5.3 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.). 5.4 Procedimentos
de backup ....................................... 50
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
1. Gestão de Pessoas: 1.1 Conceito de Gestão Estratégica de Pessoas. 1.2 Gestão por Competências. 1.3 Recrutamento e seleção de
pessoas. 1.4 Gestão da Capacitação: diagnóstico das necessidades de capacitação, planejamento, execução e avaliação. 1.5 Gestão
de Desempenho. 1.6 Clima organizacional e gestão de conflitos ................. 01
2. Comunicação Interpessoal: 2.1 Comunicação formal e informal. 2.2 Relações interpessoais nas organizações.
2.3 Trabalho em equipe ....................... 01
3. Planejamento Estratégico nas Organizações Públicas. 3.1 O Ciclo de Planejamento do Governo Federal. 3.2 A Missão, Visão e Valores. 3.3 Análise Estratégica do Ambiente Interno e Externo. 3.4 O Conceito de Balanced Scorecard (BSC). 3.5 As dimensões do BSC. 3.6 Benefícios do BSC. 3.7 Mapa Estratégico. 3.8 Indicadores e Metas Estratégicas. 3.9 Projetos Estratégicos e Planos de Ação .... 19
4. Noções de Organização, Sistemas e Métodos. 4.1 Elaboração de fluxogramas, organogramas e cronogramas .............. 19
5. Administração de Recursos Materiais e Patrimônio com foco no Desenvolvimento Sustentável: 5.1. Noções de Administração de  Recursos Materiais. 5.2 Classificação de materiais. 5.3 Atributos para classificação de materiais. 5.4 Tipos de classificação. 5.5 Gestão de estoques. 5.6 Compras no setor público. 5.7 Modalidades de compra. 5.9 Decreto n° 7.746/2012 (Estabelece as diretrizes para o desenvolvimento sustentável nas contratações na administração pública federal). 5.10 Gestão Patrimonial. 5.11 Tombamento de bens.
5.12 Controle de bens. 5.13. Inventário. 5.14 Alienação de bens. 5.15 Alterações e baixa de bens .. 83
6. Legislação: Processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal – Lei nº 9.784, de 29/01/1999 ..................................... 91
6.1. Licitações e contratos na Administração Pública – Lei nº 8.666, de 21/06/1993 .................... 95
6.2. Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civil da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (Lei 8.112/90 e suas alterações): Título II - Do Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição; Título III - Dos Direitos e Vantagens;
Título IV - Do Regime Disciplinar; Título V - Do Processo Administrativo Disciplinar ............. 114
6.3. Código da Ética Profissional do Servidor Público Civil Federal (Decreto 1.171 de 22/06/1994); 2.11. Lei 11.091, de 12/01/2005 ........ 133
6.4. Decreto 5.707, de 23/02/2006....................................... 156
3
6.5. Decreto 5.825, de 29/06/2006........... 157
6.6. Decreto 5.378/2005 (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA)................ 159
7. Noções de Técnicas de Redação Oficial e Arquivo. 7.1. Principais aspectos da Redação Oficial. 7.2. Características da Redação Oficial. 7.3 Elementos Comuns nas Comunicações Oficiais. 7.4 Elementos Gramaticais. 7.5 Modelos de Textos Técnicos.
7.6. Atos Administrativos. 7.7. Comunicações Oficiais e Requerimentos. 7.8. Comunicação Eletrônica na Administração Pública.
7.9. Protocolo. 7.10. Noções de Arquivo. 7.11. Arquivo Corrente. 7.12. Espécies Documentais. 7.13. Correspondências, Classificação e Caracterização. 7.14. Natureza dos Assuntos dos Documentos.. 160
7.15. Métodos de Arquivamento ......... 170




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