A Prefeitura de Rio Branco / AC abriu o concurso público de 2017 para Cuidador Pessoal e outros cargos, e a Editora Opção, que está há mais de 22 anos no mercado, está lançando apostila(s) preparatória(s) nos formatos digital (PDF) e impresso. Grátis CD de apoio com testes, dicas e vídeo aula de português e matemática.
Clique AQUI para conhecer a(s) apostila(s)
Clique AQUI para conhecer a(s) apostila(s)
As inscrições no concurso de 2017 da Prefeitura de Rio Branco / AC para Cuidador Pessoal e outros cargos poderão ser feitas no período de 11/01/2017 a 22/01/2017, na página http://www.ibade.org.br/Concurso/349/Inicio.
Mais informações sobre o concurso:
Cargo: CUIDADOR PESSOAL
Inscrições: de 11/01/2017 a 22/01/2017
Salário: R$ 910,00
Data da Prova: 05/02/2017
Nível: Médio
Vagas Disponíveis: 51
Organizadora: IBADE
Mais informações sobre o concurso:
Cargo: CUIDADOR PESSOAL
Inscrições: de 11/01/2017 a 22/01/2017
Salário: R$ 910,00
Data da Prova: 05/02/2017
Nível: Médio
Vagas Disponíveis: 51
Organizadora: IBADE
Segue o conteúdo e índice da apostila da Editora Opção para o cargo de Cuidador Pessoal do concurso da Prefeitura de Rio Branco / AC:
LÍNGUA PORTUGUESA:
Compreensão de textos ................. 01
Denotação e conotação ....................... 36
Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica .............................. 09
Classes de palavras e suas flexões. Processo de formação de palavras. Verbos: conjugação, emprego dos tempos, modos e vozes verbais .................................. 14
Concordâncias nominal e verbal ........ 31
Regências nominal e verbal ...................... 33
Emprego do acento indicativo da crase .............. 34
Colocação dos pronomes .............................. 14
Emprego dos sinais de pontuação ....................... 12
Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia e figuras de linguagem....... 35
Coletivos ........................................... 14
Funções sintáticas de termos e de orações. Processos sintáticos: subordinação e coordenação ....... 13
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
Relação escola-família e escola-cultura .............. 01
Violência intraescolar ..................... 08
Integração docente e discente ........................................................ 13
Cotidiano da escola: conselho de classe, reuniões pedagógicas, planejamento, avaliação e acompanhamento .................... 26
Educar e cuidar. A construção coletiva do projeto político .............. 40
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
Políticas públicas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva ....................... 01
Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8069 de 13 de julho de 1990) ........................... 73
Lei de Acessibilidade (Lei nº 10.098/2000) .................. 98
Postura ética dos cuidadores ............ 01
Histórico dos conceitos de deficiência. Estratégias de aprendizagem voltadas a atender às pessoas com deficiência. Atendimento educacional especializado. Atividades da vida diária. Reabilitação e desenvolvimento de habilidades que favoreçam a independência do aluno/indivíduo em situação de deficiência. O aluno em situação de deficiência, comunicação, interação e inclusão. Estratégias de estimulação da linguagem oral e escrita em alunos com severas dificuldades linguísticas. Oficinas de trabalho. Estimulação precoce para crianças em situação de deficiência .............. 01
Lei Federal nº 13.146 de 6 de julho de 2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência) ............. 100
Fascículo nº I “A Escola Comum Inclusiva” – Brasília 2010 .... 114
Fascículo nº VI Recursos Pedagógicos Acessíveis e Comunicação Aumentativa e Alternativa – Brasília 2010 ............ 124
Compreensão de textos ................. 01
Denotação e conotação ....................... 36
Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica .............................. 09
Classes de palavras e suas flexões. Processo de formação de palavras. Verbos: conjugação, emprego dos tempos, modos e vozes verbais .................................. 14
Concordâncias nominal e verbal ........ 31
Regências nominal e verbal ...................... 33
Emprego do acento indicativo da crase .............. 34
Colocação dos pronomes .............................. 14
Emprego dos sinais de pontuação ....................... 12
Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia e figuras de linguagem....... 35
Coletivos ........................................... 14
Funções sintáticas de termos e de orações. Processos sintáticos: subordinação e coordenação ....... 13
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
Relação escola-família e escola-cultura .............. 01
Violência intraescolar ..................... 08
Integração docente e discente ........................................................ 13
Cotidiano da escola: conselho de classe, reuniões pedagógicas, planejamento, avaliação e acompanhamento .................... 26
Educar e cuidar. A construção coletiva do projeto político .............. 40
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
Políticas públicas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva ....................... 01
Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8069 de 13 de julho de 1990) ........................... 73
Lei de Acessibilidade (Lei nº 10.098/2000) .................. 98
Postura ética dos cuidadores ............ 01
Histórico dos conceitos de deficiência. Estratégias de aprendizagem voltadas a atender às pessoas com deficiência. Atendimento educacional especializado. Atividades da vida diária. Reabilitação e desenvolvimento de habilidades que favoreçam a independência do aluno/indivíduo em situação de deficiência. O aluno em situação de deficiência, comunicação, interação e inclusão. Estratégias de estimulação da linguagem oral e escrita em alunos com severas dificuldades linguísticas. Oficinas de trabalho. Estimulação precoce para crianças em situação de deficiência .............. 01
Lei Federal nº 13.146 de 6 de julho de 2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência) ............. 100
Fascículo nº I “A Escola Comum Inclusiva” – Brasília 2010 .... 114
Fascículo nº VI Recursos Pedagógicos Acessíveis e Comunicação Aumentativa e Alternativa – Brasília 2010 ............ 124
Conheça também as apostilas da Editora Solução e Editora Nova.
Nenhum comentário:
Postar um comentário