Apostila Concurso Prefeitura de Guarulhos - SP - Professor de Educação Básica - 2016

A Prefeitura de Guarulhos / SP abriu o concurso público de 2016 para Professor de Educação Básica e outros cargos,  e a Editora Opção,  que está há mais de 22 anos no mercado, está lançando apostila(s) preparatória(s) nos formatos digital (PDF) e impresso.
 Ver Apostila Concurso Público
As inscrições no concurso de 2016 da Prefeitura de Guarulhos / SP para Professor de Educação Básica e outros cargos poderão ser feitas no período de 01/08/2016 a 02/09/2016, na página http://www.vunesp.com.br/PMGR1602/.
Mais informações sobre o concurso:
 Cargo:  PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA Inscrições:  de 01/08/2016 a 02/09/2016
Salário:  R$ 2.328,78 Data da Prova:  16/10/2016
Nível:  Superior Vagas Disponíveis:  10
Organizadora:  VUNESP
Taxa de Inscrição: R$ 64,70
Segue o conteúdo e índice da apostila da Editora Opção para o cargo de Professor de Educação Básica do concurso da Prefeitura de Guarulhos / SP:

Língua Portuguesa
Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). .............. 1
Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. ......... 3
Pontuação. ...... 4
Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e
conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. ............... 6
Concordância verbal e nominal. ......................... 36
Regência verbal e nominal. ....................... 40
Colocação pronominal............ 44
Crase. ................. 45
Matemática
Operações com números reais. ....................... 1
Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. ....................... 2
Potências e raízes. ...................... 5
Razão e proporção. ............................... 9
Porcentagem. ................................. 11
Regra de três simples e composta. ................... 13
Média aritmética simples e ponderada. ................... 15
Juro simples. ...............17
Equação do 1.º e 2.º graus. Sistema de equações do 1.º grau. ........................ 19
Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. .......................... 25
Sistemas de medidas usuais. .................... 30
Geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. Resolução de situaçõesproblema. ........ 33
Atualidades
Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais,
ocorridos a partir do 1° semestre de 2016divulgados na mídia local e/ou nacional. .......... 1
Temário
A educação enquanto processo de humanização .......................... 1
A educação baseada na ética, estética, solidariedade e respeito ao bem comum ................... 5
A educação em direitos humanos .................................. 7
Educação Inclusiva ............................ 11
Prevenção e enfrentamento da violência ........................................ 17
Aprendizagem e desenvolvimento: afetividade, construção do conhecimento, zona de desenvolvimento proximal ..... 20
A ludicidade enquanto dimensão humana ........................... 26
Avaliação: o papel do erro, a relação entre a avaliação e o fracasso escolar, os registros do educando e do educador no acompanhamento dos processos de aprendizagem e desenvolvimento .... 31
A concepção de ciclos e a reorganização dos tempos e espaços escolares .................... 41
A educação e os tempos de vida: Concepção de infância(s); Educação de Jovens e Adultos: identidade, trajetória, cultura e singularidades ........................... 43
Metodologias: pedagogia participativa na infância, juventude e vida adulta; trabalho coletivo, foco nos educandos (sujeitos); tecnologias e mediação pedagógica; projetos como modalidade organizativa do trabalho pedagógico: cotidiano e contextos; reflexão sobre a prática .................... 53
A relação entre família/comunidade e escola na contemporaneidade ............ 67
Currículo – educação integral; alfabetização, interdisciplinaridade, protagonismo e autoria; emancipação humana ................. 69
O educando e as múltiplas linguagens – o direito às artes e à expressão; sexualidade; relações de gênero na educação escolar; ciências e cotidiano; leitura, escrita e oralidade no processo de alfabetização e letramento; a matemática e a construção do pensamento matemático pela problematização de situações do cotidiano e resolução de problemas matemáticos; a educação e a cultura corporal de movimento; o educando e as artes. .......................... 78
Sustentabilidade e educação. ................................... 91
Questões. ................... 94
Legislação Federal
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica –MEC/SEB: Brasília, 2013. ............ 1
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988–Artigo 5º, Artigos 37 ao 41, 205 a 214 e 227 ao 229; ....... 10
Lei Federal nº 8.069, de 13/07/90–Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e dá outras
providências. Artigos 1oao 6o, 15 ao 18-B, 53 ao 59 e 136 ao 137. ....... 18
Lei Federal nº. 9.394, de 20/12/96–Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional; ........ 21
Lei Federal no10.436, de 24/04/02–Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais -Libras e dá outras
providências; ................ 36
Lei Federal no11.645, de 10/03/08–Altera a Lei no9.394, de 20/12/96, modificada pela Lei no10.639, de 09/01/03, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”;............ 36
Lei Federal no13.005, DE 25/06/14–Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras
providências;.......... 37
Lei Federal no13.257, de 08/03/2016 –Dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância e altera a Lei no8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente); o Decreto-Lei no3.689, de 3 de outubro de 1941 (Código de Processo Penal); a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no5.452, de 1ode maio de 1943; a Lei no11.770, de 9 de setembro de 2008; e a Lei no12.662, de 5 de junho de 2012”. –Artigos 1oao 18 e Artigos 25 ao 36. ....................... 52
Legislação Municipal
Decreto nº 23.798, de 15/05/06 –Dispõe sobre instituição do “Conselho Escolar”; ............. 1
Decreto nº 33.349 de 01/04/2016–Dispõe sobre a organização da Educação Básica, no que tange a sua competência: Educação Infantil (creche e pré-escola) e Ensino Fundamental (anos inicias) nas escolas da Prefeitura de Guarulhos, e dá outras providências; ................ 4
Lei nº 6.058, de 04/03/05–Dispõe sobre a estrutura, organização e funcionamento da carreira e
remuneração do Magistério Público do Município de Guarulhos, alterada pelas Leis no6.122/2006, nº
6.338/2007, no6.711/2010 e nº 6.839/2011; ........................................... 4
Portaria nº 080/2013 SE,DE 27/09/13–Dispõe sobre Acompanhamento da frequência escolar dos
educandos matriculados na rede municipal de ensino;............................... 12
Portaria no095/2014 SE, DE 17/12/14–Dispõe sobre Regulamentação da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental nas Escolas da Prefeitura de Guarulhos (revogada a Portaria 104/13). ........ 14
Publicações da Secretaria Municipal de Guarulhos
SOBRE O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO QUADRO DE SABERES NECESSÁRIOS (QSN) – 2010. ................. 1
Avaliação Educacional. ................................ 31
Educação Inclusiva: história, concepções e políticas públicas. ................ 52
Educação Inclusiva: violência contra crianças e adolescentes. ....................... 74
Questões. ................. 84
Livros e Artigos
AUAD, Daniela. Educar meninas e meninos: relações de gênero na escola. São Paulo: Contexto, 2006. ........ 1
AUGUSTO, Silvana e RANA, Débora. Língua Portuguesa –Soluções Para Dez Desafios do Professor. Col. Nós da Educação. São Paulo: Ática, 2011. ..................... 2
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico -o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 2007 -49ª edição. .................... 6
BARBOSA, M.C.S., HORN, M.G.S. Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.. 13
CAPUCHO, V. Educação de Jovens e Adultos –Prática Pedagógica e Fortalecimento da Cidadania. V. 3. São Paulo: Cortez, 2012. ............................. 18
CAVALLEIRO,  Eliane dos Santos. Do silêncio do lar. Racismos, preconceitos e discriminação na educação infantil. São Paulo: Ed Contexto, 2000. .................... 21
COLELLO, Silvia G. A escola que (não) ensina a escrever. São Paulo: Summus, 2012. ............. 22
DANTAS, H.; OLIVEIRA, M.P.K.; DE LA TAILLE, Y. Piaget, Vigotsky, Wallon: Teorias Psicogenéticas em Discussão. São Paulo: Summus, 1992..................... 25..... 29
FERREIRO, Emília e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999. ......... 29
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51ª ed. São Paulo: Cortez, 2011. ................................. 32
FREIRE, Paulo. Não há docência sem discência (Cap. I). In: Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. ed. 43ª. São Paulo: Paz e Terra, 2011. ............ 33
KISHIMOTO, Tizuko M. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 13ª Edição. São Paulo: Cortez, 2010. ......................... 38
LIMA, Elvira Souza. Ciclos de Formação: uma reorganização do tempo escolar. São Paulo: Interália, 2011.44 LOUREIRO, Carlos Frederico B. Sustentabilidade e educação –um olhar da ecologia política. São Paulo, SP. Editora: Cortez, 2012. ..................... 45
MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP. Papirus, 2000. .......... 46
NEIRA, Marcos Garcia. Pedagogia da cultura corporal críticas e alternativa. São Paulo: Phorte, 2008. ... 55
NOGUEIRA, Maria Alice. Família e escola na contemporaneidade. In: Educação e Realidade. 31 (2), jul/dez 2006. .............. 62
OLIVEIRA, Martha Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997 ............... 65
OLIVEIRA, Zilma Ramos (org.). O trabalho do professor na educação infantil. São Paulo: Biruta, 2014. .... 67
SMOLE, Kátia Stocco; MUNIZ, Cristiano Alberto. A matemática em sala de aula: Reflexões e propostas para os anos iniciais do ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2013. .............. 68
VASCONCELLOS, Celso. Avaliação da aprendizagem. São Paulo: Libertad, 2005. ...... 69
VIGOTSKY, L. A formação social da mente. 2ª ed. São Paulo: Martins,2007. .................... 70
Questões. ........ 70
Vídeos
Criança, A alma do negócio –Direção: Estela Renner, 2008 .................. 1
Muito além do peso –Direção: Estela Renner, 2012. ................... 5
Quando sinto que já sei –Direção: Antônio Sagrado, Anderson Lima e Raul Perez, 2014. ...... 5
Tarja Branca: A Revolução que Faltava – Direção: Cacau Rhoden, 2013. ............ 6
Questões. .... 9 




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